Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Ser mulher!

Ser mulher! - Imagem: Pixabay
Ser mulher! - Imagem: Pixabay
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 10/03/2023, às 09h46


Será que uma mulher sabe quando deixou de ser menina? Talvez quando completa uns 20 e poucos anos? Quando vira mãe? Quando casa ou quando começa a pagar uns boletos?

Ser mulher não é uma questão de idade. É uma questão de transformação. De se descobrir e se sentir. Cada uma tem seu tempo, um caminho e uma jornada. Tem suas escolhas, oportunidadesdiferentes e experiências únicas.

E são essas experiências que fazem com que meninas amadureçam. Algumas de forma precoce e outras tardia aos olhos dos outros. Um trauma, um sonho realizado, uma perda, um filho, um relacionamento, uma mudança, um trabalho... seja lá a situação enfrentada cada mulher tem a sua hora para desabrochar.

Flores, mais do que flores espero que neste 8 de março, mulheres tenham sido reconhecidas. Mais do que uma data para celebrar, o momento tem que ser de luta para garantir direitos básicos, igualdade e acima de tudo respeito.

Que cada uma seja aceita e se aceite do jeito que é. Goste do que vê no espelho. Das suas curvas, da cor da pele, do cabelo, das manchas e das cicatrizes. Que não tenha mais medo de julgamentos. Que saia de cara lavada. Que use salto alto ou tênis. Que poste uma foto de biquíni sem achar que vai ser desmerecida profissionalmente.

Que elas sejam donas dos seu corpos. Que curtam uma festa, um bar ou um restaurante e não sejam questionadas onde estão os filhos. Que decidam se querem ou não ser mãe. Depois, que possam escolher se desejam dedicar um período a eles ou se vão encarar uma jornadadupla de trabalho dentro e fora de casa.

Que sejam fortes pra aguentar tudo e todos e também frágeis para querer um colo, um abraço e um cafuné. Que cuidem e sejam cuidadas! Que se abracem, se acolham e estejam sempre unidas.

Juntas, mulheres são melhores e mais corajosas para enfrentar os obstáculos, o machismo e lutar contra o preconceito. Desta forma quem sabe no próximo Dia Internacional das Mulheres, elas comemorem a liberdade para viver como quiserem!

Compartilhe  

últimas notícias