Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Faça amigos

Amizade. - Imagem: Pinterest
Amizade. - Imagem: Pinterest

Fernanda Trigueiro Publicado em 23/09/2022, às 08h30


O que te faz ter orgulho de si mesmo? Eu já ensaiei pra contar aqui o motivo do meu maior orgulho várias vezes e acabo sempre deixando pra lá. Fico com receio de parecer prepotente. Mas com um ano de coluna e mais de cinquenta textos escritos, já temos uma certa intimidade. O que me faz me sentir a mais f%#$ são os meus amigos. Quando eu saio com a turma, volto pra casa agradecendo.

Faço amizades rápido, mas amigo de verdade eu tenho poucos e bons. Bons, não. Os melhores. E se eu pudesse dar um conselho aos mais novos seria "faça amigos". Cultive-os. Às vezes, aquele colega da escola, da faculdade, do trabalho ou a pessoa que você esbarrou numa festa vai se tornar eterna. Eu aos meus 12, 15 anos nunca imaginaria que aquelas meninas que usavam o mesmo uniforme que eu seriam as mulheres da minha vida. O mesmo aconteceu com a aquela galera do esquenta e da balada. Estamos juntos pra sempre. Já dividimos tantas alegrias, porres, histórias, dores, momentos difíceis e crises.  Um não solta a mão do outro.

Me sinto uma pessoa de sorte. E achava que só eu reconhecia isso, até que vi o resultado de uma pesquisa feita em Harvard sobre o Desenvolvimento Adulto. O tema era quais os fatores que podem levar o indivíduo a ter uma melhor saúde física e mental. Foram 75 anos até a conclusão. A mais simples que poderia ser. A chave para a felicidade não tem nada a ver com dinheiro, saúde, reconhecimento, amor ou realização de sonhos. O que alimenta o ser humano são suas relações pessoais. Basicamente: ter amigos. Se encontrar para bater um papo. Sentar na mesa de um bar. Saber que tem um ombro pra chorar e alguém para abraçar.

O sucesso está no afeto, nas experiências e nos momentos. A saúde é importante, mas o que adianta ser alguém saudável e sozinho. Assim como o dinheiro. Todo mundo sabe o quanto é bom. Mas não ter ninguém pra gastar com você, te faz o cara mais pobre do mundo. O mesmo vale para o amor. A maioria das pessoas quer uma companhia. Mas se algo não dá certo, quem soccore? Sim. Os amigos que amam e estão sempre por perto pra apoiar. O amigo de verdade divide conta, segredos, momentos e mais ainda, divide a vida.

Por isso, trabalhe, mas também dedique seu tempo ao outro. Cuide da sua saúde, mas não deixe quem te ama de lado. Faça o que tiver que ser feito para ser um bom marido, uma boa esposa, mas valorize os bons e velhos amigos. A vida é uma montanha-russa. A gente sobe, a gente desce... A gente ri e a gente grita. Nunca sabemos aonde vamos parar, mas ao olhar e ver que ali naquele trenzinho tem alguém sentado ao seu lado, dividindo da mesma sensação e até da mesma agonia faz tudo valer a pena. 

Compartilhe  

últimas notícias