Diário de São Paulo
Siga-nos
De Olho na Cidade, por Fábio Behrend

Um conselho para o Boulos, os carregadores mais caros do mundo e os 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China

Guilherme Boulos - Imagem: Reprodução | Instagram
Guilherme Boulos - Imagem: Reprodução | Instagram
Fábio Behrend

por Fábio Behrend

Publicado em 01/03/2024, às 08h14


Conselho camarada

Foi o ex-prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio, a primeira pessoa a aconselhar Guilherme Boulos a andar de carro blindado em São Paulo. O democrata, que governou Nova Yorque entre 2014 e 2021, ficou ressabiado com o despojamento do deputado federal e candidato à prefeitura quando circulou em São Paulo com Boulos num carro convencional – que não era o Celta. Os dois estiveram juntos na capital paulista no início de dezembro.

Ameaças e investigação

Até começar a sofrer ameaças de morte, Boulos não cogitava trocar o Celta por um blindado. Foi convencido por amigos e assessores a seguir o conselho de Bill de Blasio. Além disso, Boulos acionou a Polícia Federal, que abriu inquérito para investigar as ameaças. Entre os investigados que ameaçaram o psolista nas redes sociais, um policial de São Paulo.

Bateria descarregada

Empresários de transporte e fábricas de ônibus elétricos somam-se agora à grande parte da população de São Paulo, incluindo prefeitos, o governador, vereadores e deputados, na desconfiança quanto à competência e as reais intenções da Enel. Os cerca de 2 mil ônibus elétricos previstos para rodar em São Paulo só não estão ruas ainda adivinhe, caro leitor, cara leitora, por culpa de quem?

Carregadores

Responsável por instalar os 489 carregadores que vão alimentar os ônibus, a Enel enviou o orçamento para a prefeitura recentemente. R$ 1,5 bilhão, pouco mais de inacreditáveis 3 milhões de reais por unidade. Cada carregador custa, segundo a Enel, mais caro do que os próprios ônibus elétricos, avaliados em cerca 2,5 milhões. É pra queimar o disjuntor da paciência de qualquer um.

Ele quer voltar

O ex-vereador Camilo Cristófaro anunciou que é pré-candidato ao cargo do qual foi cassado no ano passado por ter dito que lavar calçadas “é coisa de preto”. Está conversando com partidos alinhados ao prefeito Ricardo Nunes e ao governador Tarcísio de Freitas. Quem vai abrir as portas para ele?

Deferência

Além dos secretários Carlos Bezerra (PSDB) e Aline Torres (MDB), outro integrante do alto escalão da prefeitura, que nunca disputou uma eleição, confirmou à coluna que deve deixar o cargo no final do mês para concorrer à Câmara Municipal. Ele pediu para não ter seu nome divulgado porque ainda não conversou com o prefeito Ricardo Nunes sobre o assunto. 

Missão impossível?

A primeira providência do novo presidente do PSDB Municipal, José Aníbal, é tentar conter a debandada de vereadores do partido. Dos 8, seis já anunciaram que deixam a sigla se o PSDB não apoiar Ricardo Nunes. Entusiasta da candidatura de Tabata Amaral, Aníbal só vai conseguir tal proeza se deixar de lado suas próprias convicções e for contra o desejo da direção nacional do PSDB, que é ter candidato próprio na maior cidade do país. Tem pouquíssimo tempo pra isso, já que a janela de transferências partidárias se abre na próxima quinta-feira.

Brasil e China, 50 anos

O vice presidente Geraldo Alckmin, que também é o presidente da COSBAN, que é a comissão oficial de cooperação entre Brasil e China, começou a planejar a viagem que fará ao oriente em julho. Recebeu em Brasília o advogado sino-brasileiro Thomas Law, que é presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil e China da OAB e do Ibrachina, instituto de intercâmbio sociocultural com sede em São Paulo.

Pauta

Além dos eventos alusivos aos 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países, que serão realizados aqui e lá, Alckmin e Law também conversaram sobre a necessidade de dar mais segurança jurídica às relações comerciais bilaterais, permitindo a contratação de mais advogados brasileiros para conduzir acordos com os chineses. Segundo o advogado, isso daria um novo impulso aos negócios entre Brasil e China.

Contato: [email protected]

Compartilhe  

últimas notícias