Diário de São Paulo
Siga-nos
Curiosidade

Veja quem são os brasileiros que chegaram à Fórmula 1 antes de Drugovich

Brasil já teve algumas participações na categoria

Drugovich chegou recentemente à Fórmula 1 - Imagem: reprodução/Twitter @OfficialMPteam
Drugovich chegou recentemente à Fórmula 1 - Imagem: reprodução/Twitter @OfficialMPteam

Thais Bueno Publicado em 13/09/2022, às 16h30


Agora é oficial: Felipe Drugovich é o mais novo brasileiro na Fórmula 1.

O piloto foi anunciado na Aston Martin nesta segunda-feira (12) como piloto de desenvolvimento e reserva da escuderia e pareceu reacender o amor que os brasileiros têm pela F1 desde a época de Ayrton Senna

O brasileiro foi contratado pela equipe no último sábado (10) após ser campeão da Fórmula 2 em Monza, Itália. Dessa forma, a equipe britânica irá iniciar seu Programa de Desenvolvimento de Pilotos. 

Sobre Drugo, como é chamado pelos fãs, o proprietário do time Lawrence Stroll comentou: 

"Vimos e admiramos o caminho de Felipe para o sucesso este ano e nosso objetivo é fornecer a ele todas as habilidades e experiência necessárias para dar o próximo passo em sua carreira. Com o tempo, seria a validação definitiva se ele se tornar um piloto de Fórmula 1, juntando-se ao grande panteão de pilotos brasileiros como Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna".

Mas quem trilhou o caminho para que o brasileiro Drugovich possa estar na Fórmula 1 hoje? 

Desde 2020 o Brasil não sabe o que é ser representado na categoria. O último nome brasileiro a estar ali foi Pietro Fittipaldi, que substituiu Romain Grosjean na Haas após o francês sofrer um acidente. 

Felipe Massa, no entanto, foi o último a ter um cockpit pela Williams, equipe que defendeu desde 2014. Com sua saída, a sequência de brasileiros na Fórmula 1 desde 1970, com Emerson Fittipaldi, foi quebrada.

Felipe Nasr havia abandonado a competição antes de Massa e teve uma passagem apagada pela Sauber. 

Já o primeiro representante do Brasil na Fórmula 1 foi Chico Landi no ano de 1951, com uma Ferrari 375. Ao todo, o país já teve 32 pilotos na categoria.

Compartilhe  

últimas notícias