Diário de São Paulo
Siga-nos

UFC: Rafael Alves supera falha de peso e jura: “Vou ficar famoso de derrubar todo mundo”

O lutador brasileiro Rafael Alves ganhou fama internacional em fevereiro de uma forma que jamais desejaria: por não bater o peso com uma diferença recorde,

UFC
UFC

Redação Publicado em 20/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h32


Após fiasco em pesagem em fevereiro, brasileiro sobe ao peso-leve e prevê nocaute contra Damir Ismagulov neste sábado: “É melhor ele pular o cage e pedir pra sair do UFC”

O lutador brasileiro Rafael Alves ganhou fama internacional em fevereiro de uma forma que jamais desejaria: por não bater o peso com uma diferença recorde, 5,2kg acima da marca de 66,2kg que precisava atingir. Era para ser sua estreia no UFC, mas esta ocasião acabou adiada para o próximo sábado, 22 de maio, agora no peso-leve, sua categoria natural, com um limite de 70,8kg. A partir do confronto com Damir Ismagulov, Alves quer ser reconhecido de outra forma: por seu poder de nocaute.

– Eu me vejo nas cabeças, não me vejo atrás de ninguém, me vejo no top 10, top 15. Eu estou pronto pra esses caras. Tenho certeza que vou nocautear esse cara e mostrar. Na outra vez, eu não mostrei porque não consegui bater o peso, mas fiquei famoso no mundo todo por não conseguir bater o peso! Hoje vou ficar famoso de derrubar todo mundo com essa mão, pode ter certeza disso – jurou o paraense em entrevista ao Combate via vídeo-chamada.

O episódio infame de fevereiro machucou (“Muita gente falou um monte de m***”, desabafa), mas ficou no passado e Alves nem gosta de tocar no assunto. Para esta luta, ele está de volta no comando da própria dieta, desta vez acompanhado pelos treinadores César Carneiro e Daniel Valverde desde a chegada em Las Vegas. Na quarta-feira, faltavam cerca de 4kg para baixar e chegar na marca desejada.

– Estou tranquilo, porque 70kg é uma categoria muito fácil para mim. No 66kg é um pouco mais difícil, porque é mais peso pra perder. Estou saudável, falta bem pouquinho pra perder. Não vejo a hora de chegar a hora de fazer o que eu mais amo, que é brigar, sair na porrada. Daqui pra frente vai ser só sucesso, com certeza isso não vai mais acontecer, porque sou um cara bem profissional – prometeu.

Se a balança é o primeiro adversário, o segundo oponente do fim de semana é uma pedreira das maiores: o cazaque nascido na Rússia Damir Ismagulov não perde a 17 lutas, incluindo três no UFC, e em sua apresentação mais recente, em 2019, venceu Thiago Moisés, atualmente na 15ª posição do ranking peso-leve.

Esse currículo todo, contudo, não assusta Rafael Alves.

– Os caras mais duros que já peguei na minha vida foram os brasileiros, essa é a verdade. O russo só é bom lá dentro da Rússia, quem manda na América são os brasileiros, viu? Ele postou lá que estava com fome, e eu postei lá embaixo, “Tu tá com fome? Eu também estou, então a gente vai brigar por um prato de comida!” Ele está com 19-1 (sic), agora ele vai ter 19-2, porque eu não me vejo perdendo. As vitórias dele são todas na Rússia, os russos não se dão bem aqui na América, o único que se deu bem foi o Khabib (Nurmagomedov, ex-campeão dos leves). Ele pode até ganhar aqui na América, mas tem que ser de outro atleta, de mim não vai ganhar, não – disparou.

Rafael Alves (centro) com os treinadores César Carneiro (esq.) e Daniel Valverde (dir.) — Foto: Chris Unger/DWCS LLC/Getty Images

Rafael Alves (centro) com os treinadores César Carneiro (esq.) e Daniel Valverde (dir.) — Foto: Chris Unger/DWCS LLC/Getty Images

O lutador de Icoaraci-PA não está brincando. Ele garante que vai nocautear ou finalizar o ex-campeão do M-1 até o segundo round.

– O jogo dele é de striking como o meu, de trocação, mas vejo que, quando coloca uma pressão nele, ele afrouxa e tenta entrar nas pernas. Se ele quiser trocar comigo, ele vai cair, e se ele tentar entrar nas minhas pernas, ele vai ser finalizado. Não tem jeito. É melhor ele pular o cage e pedir pra sair do UFC – concluiu.

Combate transmite o UFC Font x Garbrandt ao vivo e na íntegra com exclusividade neste sábado, a partir de 16h50 (horário de Brasília) com o Aquecimento Combate. O SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas ao vivo, e o site acompanha o evento em Tempo Real.

UFC Font x Garbrandt
22 de maio de 2021, em Las Vegas (EUA)

CARD PRINCIPAL (20h, horário de Brasília):
Peso-galo: Rob Font x Cody Garbrandt
Peso-palha: Yan Xiaonan x Carla Esparza
Peso-pesado: Justin Tafa x Jared Vanderaa
Peso-pena: Felicia Spencer x Norma Dumont
Peso-mosca: David Dvorak x Raulian Paiva
Peso-médio: Jack Hermansson x Edmen Shahbazyan

CARD PRELIMINAR (17h, horário de Brasília):
Peso-pena: Ricardo Carcacinha x Bill Algeo
Peso-pesado: Ben Rothwell x Chris Barnett
Peso-meio-médio: Court McGee x Cláudio Hannibal
Peso-mosca: Bruno Bulldoguinho x Victor Rodriguez
Peso-pena: Josh Culibao x Yilan Sha
Peso-leve: Yancy Medeiros x Damir Hadzovic
Peso-leve: Rafael Alves x Damir Ismagulov

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe