Diário de São Paulo
Siga-nos

Transmissão de mensagens entre FIA e equipes mudou comunicação no rádio

Uma das principais novidades introduzidas pela F1 em 2021 foi a transmissão das conversas entre as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA),

TRANSMISSÃO
TRANSMISSÃO

Redação Publicado em 30/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h06


Troca de mensagens entre times e Federação sempre existiu, mas só começou a ser mostrada ao público a partir da temporada atual

Uma das principais novidades introduzidas pela F1 em 2021 foi a transmissão das conversas entre as equipes e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que agora ajuda a entender os principais questionamentos das escuderias à direção de prova durante os fins de semana de GP. O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, revelou como isso afetou o seu trabalho.

– A comunicação por rádio já existe há anos, mas só agora começou a ser transmitida. Então agora, com os times sabendo que serão transmitidos, acho que até reduziu o tráfego de mensagens. E acredito que do ponto de vista dos times, eles agora pensam duas vezes antes de perguntarem algo – diz Masi.

O lance mais recente foi a reclamação da McLaren a respeito do perigo que seus mecânicos enfrentaram com a rodada de Valtteri Bottas no pitlane durante o segundo treino livre do GP da Estíria. Apesar de Bottas ter sido punido pouco depois, Masi garante que a troca de mensagens com as equipes não é um fator influenciador na tomada de decisões dos comissários das corridas.

– Os comissários não ouvem essa comunicação entre mim e os times. E também não ouvem as narrações e comentários das corridas. Então eles não fazem ideia do conteúdo dessas mensagens – revela.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias