Soterrado no Z-4 desde a segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio justificou a crise sem fim com apenas um ponto de seis disputados na Arena em menos de uma
Publicado em 07/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h40 Redação
Soterrado no Z-4 desde a segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio justificou a crise sem fim com apenas um ponto de seis disputados na Arena em menos de uma semana. Primeiro, perdeu para o Sport no domingo. Na noite de quarta-feira, penou para buscar o empate com o Cuiabá em 2 a 2. O clima, que já era tenso, aumentou.
A noite fria e pouco aconchegante em Porto Alegre levou somente 4.931 pessoas ao estádio gremista – ainda que haja liberação para cerca de 17 mil torcedores. O pequeno público viveu poucos momentos de alegria, o que já era esperado.
Entretanto, antes do apito inicial a expectativa dos tricolores que percorriam os corredores da Arena era de uma vitória. Afinal, Felipão tentou uma escalação diferente, com cinco mudanças: Brenno, Kannemann, Lucas Silva, Campaz e Diego Souza.
Só que bastaram 22 minutos para os desejos positivos da torcida evaporarem. Ruan caçou a marcação de maneira avançada, deixou espaço às costas e deu liberdade para o Cuiabá construir a jogada do gol de Max.
Kannemann voltou ao time e assumiu a braçadeira de capitão — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
As novidades de Felipão no time titular até deram outra dinâmica, em tentativas de articulação de jogadas rasteiras com Campaz. Mas eram muitos insucessos e erros de organização ofensiva. Em lampejo de Alisson aos 37 minutos, a bola passou por cima do gol.
Bastou o apito soar no fim do primeiro tempo para que a torcida entoasse vaias e xingamentos ao presidente Romildo Bolzan Jr. e ao vice de futebol Marcos Herrmann.
Alisson resolve e desabafa
A resposta de Felipão após a conversa com o grupo no intervalo veio em dose dupla. O técnico desfez a mudança de Campaz e colocou Ferreira. Além disso, desarquivou Churín na vaga de Diego Souza – o argentino não atuava há quatro meses.
A mexida surtiu efeito imediato, pois com três minutos o Grêmio já havia finalizado duas vezes em cima de Walter. A terceira, aos seis, parou dentro do gol. Ferreira deu lindo passe para Rafinha, que fez a assistência para o gol de Alisson.
O atacante vibrou tanto que transpareceu um desabafo com a torcida. O jogador é bastante criticado nas redes sociais. Chegou a ser contido por Diego Souza e Felipão.
Alisson vibra com gol do Grêmio contra o Cuiabá e é contido por Diego Souza — Foto: Lucas Bubols/ge
A partir daí o Grêmio tentou sufocar o Cuiabá. Felipão apostou alto aos 25 minutos, quando desarquivou Jean Pyerre na vaga do amarelado Thiago Santos. O meia não atuava desde 18 de agosto, justamente na vitória por 1 a 0 em cima do Cuiabá, no primeiro turno.
Aos 28, Douglas Costa – que fez boa partida – arrancou pela direita e colocou a bola na cabeça de Churín, que conseguiu perder uma grande oportunidade no segundo poste. Lances depois, Marllon colocou o Cuiabá na frente ao se antecipar a Ruan em cobrança de escanteio.
O balde de água fria fez Felipão esbravejar sozinho no banco de reservas. Alguns jogadores em campo colocavam as mãos no rosto com semblantes incrédulos. A torcida aumentava o tom da vaia.
Eis que no ataque seguinte o Grêmio empatou. Rafinha cruzou bonito da esquerda para a direita, e Alisson emendou chute forte para balançar as redes. Era o respiro de quem evitou uma noite trágica para a equipe.
A Voz da Torcida – Quetelin Rodrigues: “O medo do rebaixamento é cada vez mais real”
O Grêmio terminou o jogo extenuado, com Alisson e Douglas Costa sentindo cãibras. O camisa 23 chegou a ser substituído por Jhonata Robert, enquanto Douglas pediu para ficar até o fim.
Quando soou o apito final, os quase 5 mil gremistas presentes se dividiram entre vaias e aplausos após assistir ao empate diante do Cuiabá. Na saída de campo, tanto no primeiro quanto no segundo tempo, nenhuma manifestação dos jogadores.
Foi assim também com a direção, que não concedeu entrevista coletiva. Geralmente é o vice de futebol Marcos Herrmann quem vai aos microfones falar ao torcedor. Coube somente ao técnico Felipão responder aos jornalistas.
Em um clima tenso, o Grêmio torce por um tropeço do Santos contra o São Paulo nesta quinta-feira. Se isso ocorrer, poderá ter a sua quinta tentativa de sair do Z-4 na próxima rodada, quando enfrenta o Peixe na Vila Belmiro. No momento, é o 17º colocado da Série A com 23 pontos.
.
.
.
Globo Esporte
Leia também
Pacto Brutal: Raul Gazolla relembra encontro tenso entre Paula Thomaz e prima de Daniella
Paulo Muzy dobra seguidores após ser cancelado pela esquerda; entenda o que aconteceu
Descubra o que aconteceu com Felipe Thomaz, filho de Guilherme Pádua e Paula assassinos de Daniella Perez
"Meu primeiro dia no céu": jovem recebe carta emocionante após morte de seu cãozinho; leia
Andrés deixa o Corinthians sem cumprir promessas, mas com dívida da Arena equacionada
David Miranda, deputado federal do RJ, está internado em estado grave
Goleiro Bruno, que matou Eliza Samudio, pode ser preso novamente; entenda
Pouso rasante de avião assusta curiosos em ilha grega; confira o vídeo
Sexo: psiquiatra revela em quanto tempo a abstinência sexual pode ser prejudicial a saúde
Em vídeo, vaca é flagrada invadindo farmácia e escorregando pelo chão na Bahia; assista