Dois anos depois, a seleção brasileira repete desempenho e resultados na primeira fase da Copa América. Assim como em 2019, a equipe de Tite chega invicta ao

Redação Publicado em 29/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h37
Dois anos depois, a seleção brasileira repete desempenho e resultados na primeira fase da Copa América. Assim como em 2019, a equipe de Tite chega invicta ao mata-mata do torneio, com a liderança do grupo, a melhor campanha e o melhor ataque.
Porém, as estatísticas da competição apontam algumas pequenas mudanças no jogo brasileiro. A versão 2021 da Seleção fica menos com a bola no pé e também troca menos passes, mas se tornou mais precisa nos toques e finalizações.
A média de posse de bola caiu de 70,3% em 2019 para 62% neste ano. Já a média de passes por partida foi de 639 para 562.
Compare os números no quadro abaixo:
| 2019 | 2021 | |
| Posse de bola (%) | 70,3 | 62 |
| Passes | 639 | 562 |
| Passes certos (%) | 90 | 94 |
| Chutes | 19,3 | 14 |
| Chutes no gol | 5 | 6,2 |
| Cruzamentos | 24 | 19,5 |
| Dribles | 24,6 | 21 |
| Desarmes | 16,6 | 18,5 |
| Interceptações | 8,3 | 9,5 |
| Defesas do goleiro | 1,3 | 1,5 |
| Cartões amarelos | 1,3 | 1,5 |
Como se vê, o Brasil melhorou alguns números defensivos, como desarmes e interceptações, mas ainda assim os goleiros tiveram que trabalhar mais. Além disso, a Seleção sofreu dois gols em quatro jogos, enquanto em 2019 a equipe só foi ser vazada na final, diante do Peru – em pênalti.
Há dois anos, o Brasil fez três jogos na fase de grupos:
Agora, venceu os três primeiros confrontos, diante de Venezuela (3 a 0), Peru (4 a 0) e Colômbia (2 a 1), e empatou o último, já classificada em primeiro lugar e jogando com reservas, contra o Equador (1 a 1).
Nas quartas de final, o Brasil enfrentará o Chile, sexta-feira, às 21h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
Ausente na última Copa América por conta de uma lesão, Neymar é o destaque do Brasil até aqui no torneio. Ele teve participação em gols nos três jogos que disputou, com duas bolas na rede e duas assistências.
Segundo o Sofascore, o camisa 10 é também quem mais criou chances de gols: sete no total. Atrás dele no ranking da Seleção, vêm Renan Lodi, Lucas Paquetá, Gabriel Jesus e Richarlison, com duas cada um.
Neymar também é o brasileiro com mais finalizações na Copa América, média de cinco por jogo. Ele tem quase o dobro de Richarlison (2,6), segundo colocado. Casemiro (1,3), Lucas Paquetá (1,3) e Éder Militão (1) vêm na sequência.

Neymar teve participação em gols em todos os jogos que disputou da Copa América — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
Escalado mais centralizado e com liberdade para recuar e ajudar na criação, o atacante tem o drible como um de seus principais atributos e também lidera o ranking deste fundamento. Neymar tem média de cinco dribles por jogo e 50% de acerto nas tentativas. Gabriel Jesus é o segundo colocado, com dois por partida e 75% de aproveitamento, seguido por Fred, com 1,3 por partida e 80% de êxito.
Na atual edição da Copa América, o técnico Tite já utilizou os 23 jogadores disponíveis. A única exceção foi o zagueiro Felipe, que machucou o joelho direito e acabou cortado. Em 2019, o treinador rodou menos o grupo e levou a campo 20 atletas diferentes (o lateral Fagner e os goleiros Ederson e Cássio não atuaram).
Confira abaixo outros rankings individuais da Seleção na primeira fase da Copa América:
Média de passes por jogo:
Média de desarmes por jogo:
Média de interceptações:
.
.
.
Fontes: Ge – Globo Esporte.
Leia também

Jovem de 23 anos é encontrado morto em casa na zona norte de São Paulo; ex-companheiro é procurado

O fim da Ordem Mundial: 2026 e o retorno do "cada um por si"

As joias de Fabio Wajngarten, Pablo Marçal na Alesp e o junho violeta

Reação de menino que desenhou álbum da Copa do Mundo emociona após história viralizar

Bibliotecas de São Paulo distribuem gratuitamente álbuns e figurinhas da Copa do Mundo 2026. Veja onde

Racha entre caminhões termina em acidente com dez veículos na Ponte Aricanduva, Zona Leste de São Paulo

As joias de Fabio Wajngarten, Pablo Marçal na Alesp e o junho violeta

Flávio Bolsonaro aciona STF contra Lula após ser chamado de "traidor da pátria"

Governo estuda recorrer ao STF para barrar trechos de projeto que renegocia dívidas do agronegócio

Trump cancela ofensiva militar contra o Irã e aposta em avanço das negociações diplomáticas