Diário de São Paulo
Siga-nos

Pupilo de Gallardo e jogo ofensivo: conheça Alexander Medina, novo técnico do Inter

Após quase duas semanas, o Inter enfim oficializou o treinador para a próxima temporada. Alexander Medina foi o escolhido para liderar o time em 2022. O

Pupilo de Gallardo e jogo ofensivo: conheça Alexander Medina, novo técnico do Inter
Pupilo de Gallardo e jogo ofensivo: conheça Alexander Medina, novo técnico do Inter

Redação Publicado em 28/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h31


Após quase duas semanas, o Inter enfim oficializou o treinador para a próxima temporada. Alexander Medina foi o escolhido para liderar o time em 2022. O profissional de 43 anos chega respaldado pelo trabalho de dois anos e meio no Talleres, da Argentina.

– Intensidade, ênfase na preparação física, autoridade no vestiário, carisma, conhecimento do futebol brasileiro, em especial do nosso grupo, são apenas alguns atributos que na nossa avaliação fizeram por recair a escolha neste profissional tão qualificado. Estamos satisfeitos, com a sensação do dever cumprido. Este é o primeiro passo que estamos dando rumo à retomada das conquistas que a torcida colorada tanto merece e espera – enalteceu o vice de futebol Emílio Papaléo Zin em entrevista coletiva na segunda-feira.

“El Cacique”, como é conhecido, bebeu da fonte de Marcelo Gallardo, hoje no River Plate e seu chefe na época de jogador. A parceria da dupla iniciou há 10 anos, quando Gallardo começava a trajetória de técnico no Nacional, do Uruguai.

Por sua vez, Medina voltava ao clube após uma rápida passagem pelo River Plate uruguaio para dar suas flechadas, na comemoração que lhe rendeu o apelido recebido de Julio Ribas, atual técnico de Gibraltar e outro de seus mentores.

– Ele (Medina) foi comandado pelo Gallardo no Nacional. Tem um estilo similar pela rapidez de cortar e sair no contra-ataque. A diferença é que não se interessa tanto de ficar com a bola. Quer pegá-la e chegar ao gol rápido – avalia Gabriel Rodríguez, da Rádio Cadena 3, de Córdoba.

Conheço bem o Cacique como pessoa. Foi meu jogador e hoje o enfrento. Entendo que faz um grande trabalho. Sabia que seria um grande treinador, mas superou todas as expectativas.
— Marcelo Gallardo, técnico do River Plate

O próprio Medina já foi questionado sobre o tema. O charrua não esconde a admiração pelo antigo chefe, com quem estreitou relação. Porém, busca ser reconhecido pelo seu próprio estilo.

– Não me importo de ser comparado ao Gallardo. Falamos do melhor ou um dos melhores treinadores da América do Sul, um dos melhores do mundo. Mas prefiro seguir meu próprio caminho. Quero definir meu próprio estilo – afirmou o novo comandante colorado em entrevista recente.

Oi, torcida colorada! Sou Alexander Medina e estou muito feliz de ter o desafio no Inter. Desejo o melhor, um abraço para todos e um grande 2022.
— Alexander Medina, novo técnico do Inter

10 mandamentos?

Medina, assim como Gallardo, iniciou a profissão no Nacional. Passou pelas categorias de base antes de ser pinçado ao profissional. Então técnico da equipe sub-17, viu o nome viralizado por um folheto com os “mandamentos do clássico” antes de um confronto diante do Peñarol.

Nele, diz que “não se saúda o rival, à exceção do capitão”, “ganha todas as divididas”, “não se demonstra dor”, entre outras recomendações. O treinador, entretanto, nega a autoria.

– Existem mitos ou contos de rua, que são atribuídos a algumas pessoas. Esse foi concedido a mim, mas não tem nada a ver com o que dizemos como treinador. Isso não é meu. E, se assim for, alguns pontos devem ser analisados com mais profundidade – disse em entrevista à ESPN da Argentina.

Os “mandamentos” atribuídos a Medina

  1. Não se cumprimenta o rival, exceto o capitão.
  2. Sobrancelha franzida toda a partida.
  3. Não se levanta o rival do gramado, exceto após um chute acima do tom.
  4. O primeiro chute é nosso.
  5. Ganhamos todas as bolas divididas.
  6. Sempre a maioria dos jogadores serão nossos em caso de um tumulto.
  7. Obviamente não se demonstra dor por nada.
  8. Os clássicos começam e terminam com 11 soldados de pé.
  9. Todos unidos antes, durante e depois da partida.
  10. O mais importante: nós jogamos futebol.
.
.
.
.
GE
Compartilhe  

últimas notícias