Diário de São Paulo
Siga-nos

Pressionados por más atuações, Inglaterra e Alemanha jogam pela sobrevivência na Euro

Ao longo dos anos, Inglaterra e Alemanha proporcionaram jogos memoráveis. É um clássico histórico no futebol de seleções. E hoje as duas equipes vão se

INGLATERRA
INGLATERRA

Redação Publicado em 29/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h24


Jogo em Wembley será o de número 32 entre as rivais históricas, com 13 vitórias para cada lado. Southgate e Joachim Low sofrem críticas por poucos gols do ingleses e oscilações dos alemães

Ao longo dos anos, Inglaterra e Alemanha proporcionaram jogos memoráveis. É um clássico histórico no futebol de seleções. E hoje as duas equipes vão se enfrentar na partida válida pelas oitavas de final da Euro, no estádio de Wembley. De um lado, o técnico alemão Joachim Low, campeão mundial em 2014 com a seleção e que comanda a equipe há 16 anos. Do outro lado, Gareth Southgate, ex-jogador da seleção inglesa e o responsável por tentar levar esse grupo de jovens jogadores talentosos ao topo.

Alemanha x Inglaterra acontece às 13h (horário de Brasília), em Wembley. TV Globo, SporTV e ge transmitem a partida.

– Não acho que os jogadores sintam toda essa pressão. Apesar da importância do confronto, é um jogo de futebol, e esses meninos jogam milhares deles. Claro que existe uma expectativa, uma ansiedade por parte da torcida, mas estamos confiantes na forma como estamos nos preparando. Vamos focar no que podemos controlar – disse Gareth Southgate em entrevista coletiva.

Gareth Southgate comanda o time principal desde 2016 e a Federação inglesa de futebol já fala em renovar o contrato pós Euro — Foto: Reuters

Gareth Southgate comanda o time principal desde 2016 e a Federação inglesa de futebol já fala em renovar o contrato pós Euro — Foto: Reuters

A pressão da imprensa inglesa para uma vitória nas oitavas contra os alemães é enorme. Seria uma maneira de fazer as pazes com a torcida no mesmo lugar do pior momento da carreira do ex-jogador Gareth Southgate. Foi na última vez em que essas duas seleções se enfrentaram numa Euro, em1996, em Wembley. E o atual técnico da seleção da Inglaterra perdeu o pênalti que eliminou o time na semifinal daquela Euro.

– Toda vez que você coloca a camisa da seleção inglesa e tem oportunidade de marcar um gol você precisa saber que vai ficar para a história. São jogos como esses que ficam na memória das pessoas, e essa é a beleza de jogar pelo seu país. Eu tenho certeza de que esses jogadores vão saber saborear esse jogo – garantiu Southgate.

Gareth Southgate foi o único inglês a perder um pênalti contra a Alemanha na Euro-1996 — Foto: AFP

Gareth Southgate foi o único inglês a perder um pênalti contra a Alemanha na Euro-1996 — Foto: AFP

Enquanto a Inglaterra nunca ganhou um título da Euro, a Alemanha se vencer pode se tornar tetracampeã. Mas Joachim Low ainda não conquistou a taça do principal torneio europeu à frente da equipe. Após o fim do campeonato, o técnico alemão vai deixar o comando do time e Hansi Flick, ex-técnico do Bayern de Munique, assume a função. Hoje, a relação entre o treinador e a torcida não é das melhores. A crise é consequência de uma longa relação. Low tem sofrido para mesclar talentos de uma geração mais jovem, com Kai Havertz e Gnabry, com os campeões de 2014, como Hummels e Thomas Muller, que sequer tinham sido convocados na última rodada pelas eliminatórias da Copa.

– Eu pensei na minha despedida por dois segundos, mas pra ser honesto eu não tenho como pensar nisso agora porque tenho outras coisas na minha cabeça. Ser treinador é minha paixão. Competir em jogos como o de amanhã à noite me motiva. Meu foco está totalmente no jogo contra a Inglaterra – garante o técnico alemão.

Joachim Löw durante França x Alemanha pela Eurocopa — Foto: REUTERS/Lukas Barth-Tuttas

Joachim Löw durante França x Alemanha pela Eurocopa — Foto: REUTERS/Lukas Barth-Tuttas

A primeira fase da seleção alemã foi de altos e baixos, com uma classificação dramática após um empate contra a Hungria, que aumentou ainda mais a pressão e deixou a equipe em segundo lugar do Grupo F.

– Nós oscilamos muito na fase de grupos é só conseguimos fazer o que realmente podemos contra Portugal. Mas os ingleses serão fortes. Se não mudarmos algumas coisas, vamos ter dificuldades – disse Low.

Apesar de terem testado negativo para Covid-19, o zagueiro Antonio Rudiger e o lateral esquerdo Robin Gosens estão com sintomas de gripe e podem desfalcar o time. Outra preocupação para o time alemão é o meio campo Ilkay Gundogan, que sofreu um trauma na cabeça num dos treinos antes da viagem da delegação para Londres.

Eleito o melhor em campo na vitória da Alemanha contra Portugal, Gosens pode ficar de fora na partida decisiva de hoje — Foto: UEFA via Getty Images

Eleito o melhor em campo na vitória da Alemanha contra Portugal, Gosens pode ficar de fora na partida decisiva de hoje — Foto: UEFA via Getty Images

Na Inglaterra, o técnico Gareth Southgate mantém o mistério sobre o meio-campo Mason Mount. O período de isolamento dele e do lateral esquerdo Ben Chilwell após terem contato com o volante escocês Billy Gilmour acabou no dia do jogo contra a Alemanha. Como Mason Mount não treinou com o time na última semana, o técnico da Inglaterra preferiu garantir o jogador no time. Jude Bellingham, que completa 18 anos nesta terça, e Jack Graelish disputam essa vaga.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias