Diário de São Paulo
Siga-nos

Presidente do Comitê Organizador agradece atletas: “Aceitaram o que parecia inimaginável “

A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpico, Seiko Hashimoto, exaltou os atletas, que se propuseram a competir em um evento no meio

ATLETAS
ATLETAS

Redação Publicado em 08/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h38


A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpico, Seiko Hashimoto, exaltou os atletas, que se propuseram a competir em um evento no meio da pandemia, e aos voluntários, em seu discurso durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas, neste domingo, no Estádio Olímpico de Tóquio.

– Não há palavras para descrever o que vocês conquistaram em Tóquio. Vocês aceitaram o que parecia inimaginável, entenderam o que precisava ser feito e, com muito trabalho e perseverança, superaram desafios inacreditáveis. Isso faz de vocês legítimos olímpicos.

Hashimoto também mandou um recado para o público seguir de olho em Tóquio. Afinal, a partir do dia 24 de agosto, as Paralimpíadas começam a ser disputadas no Japão.

Confira o discurso na íntegra:

Na presença de sua alteza, o príncipe-imperador Akishino, gostaria de estender minhas saudações na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Nesta noite, a cortina se fecha em uma edição de Jogos de emoção e inspiração, forjados em cada atleta participante. Esses Jogos aconteceram em meio a uma severa pandemia, e gostaria de agradecer meus profundos agradecimentos a todos os profissionais dos serviços médicos, a todos que apoiaram e contribuíram para os Jogos, e aos nossos anfitriões, o povo japonês.

Embora muitos dos eventos tenham ocorrido sem espectadores, os atletas acabaram recebidos por arranjos de ipomeia cultivados por crianças de escolas de todo o Japão. As vinhas da ipomeia estavam entrelaçadas e resistentes, como se representassem a união das pessoas no mundo. Todos nós fomos encorajados com o desabrochar das flores e dos pensamentos e sentimentos que as acompanharam. Muito obrigada.

Aos voluntários que apoiaram os Jogos:

Os Jogos Olímpicos de Tóquio foram a prova da sua força, seu poder e seu amor pelo esporte. Não importa qual a dificuldade da situação, vocês foram capazes de enfrentar o desafio e colocar um sorriso no rosto de cada um. Graças ao seu apoio, conseguimos superar tantas dificuldades. Muito obrigado.

Aos atletas olímpicos:

Não há palavras para descrever o que vocês conquistaram em Tóquio. Vocês aceitaram o que parecia inimaginável, entenderam o que precisava ser feito e, com muito trabalho e perseverança, superaram desafios inacreditáveis. Isso faz de vocês legítimos olímpicos.

A vitória exultante de um atleta é a derrota amarga de outro. Entretanto, no espaço de um instante, vencedores e perdedores estão juntos no mesmo sentimento de reconhecimento e respeito. Essa é a beleza dos Jogos Olímpicos. Esse é o valor do espírito olímpico. Por favor, nunca esqueçam dessa visão e, no futuro, contem a história do que vocês alcançaram com confiança e orgulho.

Mesmo com o encerramento dos jogos, uma nova porta se abre: a porta para o futuro, aberta por atletas e pelo poder do esporte. “O esporte tem o poder de mudar o mundo e o nosso futuro”. Esse poder, eu acredito, irá nos levará para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

Hoje de noite, a chama olímpica que iluminou Tóquio se apagará silenciosamente, mas a esperança que se acendeu aqui não será extinta e permanecerá acesa no coração das pessoas de todo o mundo, enquanto nós continuamos esperando pela paz no espírito de Ekecheiria, uma tradição inquebrável desde os Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Nossa jornada continua. Atletas de todo o mundo acreditaram em seus potenciais e superaram as adversidades para se tornarem competidores paraolímpicos. Agora é a hora de eles deixarem as suas marcas. Nós da Tóquio 2020 estamos prontos e esperando as Paralimpíadas.

Finalmente, gostaria de agradecer ao presidente Bach e a todos os membros do Comitê Olímpico Internacional, ao governo do Japão, ao Governo Metropolitano de Tóquio e a todo mundo que apoiou esses jogos. Muito obrigado.

Atletas e as pessoas do mundo, esperamos recebe-los aqui novamente, algum dia. Vejo vocês em Tóquio. Muito obrigado e boa noite.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias