Diário de São Paulo
Siga-nos

Pandemia força cancelamento do GP da Austrália de F1 pela segunda vez

- Estamos confiantes de que podemos entregar uma temporada com 23 corrida em 2021 e temos algumas opções para substituir o espaço vago deixado pelo GP da

GP
GP

Redação Publicado em 06/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h25


Assim como ocorreu em 2020, australianos vão deixar de receber uma etapa do Mundial; organizadores anunciarão em breve a prova que substituirá a de Melbourne em novembro

A Austrália mais uma vez ficará fora do Mundial de Fórmula 1. A etapa, que seria realizada entre os dias 19 e 21 de novembro no Circuito de Albert Park, em Melbourne, foi cancelada em razão das restrições e problemas logísticos provocados pela pandemia do coronavírus. Em março de 2020, a corrida também foi descartada devido à crise sanitária. A substituta da prova ainda não foi divulgada, mas a categoria garante que há alternativas para a etapa, que seria a 21ª do calendário.

– Estamos confiantes de que podemos entregar uma temporada com 23 corrida em 2021 e temos algumas opções para substituir o espaço vago deixado pelo GP da Austrália. Estaremos trabalhando nos detalhes dessas opções e forneceremos atualizações quando as discussões estiverem concluídas – disse um representante da F1.

Recentemente, a F1 iniciou obras no traçado de Melbourne para melhorar as disputas na pista, prometendo reduzir o tempo de volta em até cinco segundos. A previsão era de que as melhorias ficassem prontas até 21 de novembro, data marcada para a realização da prova.

A corrida na Austrália já havia sido remanejada no calendário 2021 da categoria; antes prometida como abertura do campeonato, em março deste ano, foi adiada para 21 de novembro, o que fez com que o GP do Brasil fosse antecipado do dia 14 para o dia 7 do mesmo mês. Os organizadores da prova na Oceania garantem que nenhum ingresso chegou a ser vendido.

-Temos uma série de opções para preencher a vaga deixada, o que será será trabalhado nas próximas semanas, mas estamos todos tristes por sentir falta dos fãs na Austrália este ano – lamentou a categoria, nas redes sociais.

Albert Park é o palco do GP da Austrália de Fórmula 1 — Foto: Getty Images

Albert Park é o palco do GP da Austrália de Fórmula 1 — Foto: Getty Images

Mudanças no calendário

O GP da Austrália é o quarto cancelamento no calendário 2021 da F1. Antes, a categoria já havia confirmado que, devido à pandemia de Covid-19, não promoveria as etapas do Canadá, Turquia (substituta da corrida em Montreal) e Singapura. Porém, a prova em Istambul Park retornará para a temporada no lugar do GP de Singapura, em 3 de outubro.

A ausência da corrida turca, prevista para ser realizada em 13 de junho, fez com que novas mudanças fossem feitas no calendário; o GP da França, vencido por Max Verstappen, foi adiantado para o dia 20 do mesmo mês e uma rodada dupla na Áustria em 27 de junho e 4 de julho, também vencida pelo holandês da RBR, foi criada.

A corrida na China, normalmente realizada no início do campeonato, foi adiada por pedido de seus organizadores. Com isso, o 2021 da F1 teve como etapa de abertura o GP do Bahrein, antes de seguir para as provas na Europa, nos GPs da Emilia-Romagna e de Portugal.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias