Diário de São Paulo
Siga-nos

Jantar com xeque e amistoso: os próximos passos do Barcelona para tentar liberação de Xavi no Catar

O Barcelona quer Xavi e Xavi quer o Barcelona. Mas no meio do caminho há o Al Sadd, clube do Catar que deu a oportunidade ao ex-meia de encerrar sua carreira

Jantar com xeque e amistoso: os próximos passos do Barcelona para tentar liberação de Xavi no Catar
Jantar com xeque e amistoso: os próximos passos do Barcelona para tentar liberação de Xavi no Catar

Redação Publicado em 04/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h28


Já acertado com o ex-jogador, clube espanhol tenta negociar com o Al Sadd para não precisar pagar multa por novo técnico. Convite para Troféu Joan Gamper pode ser alternativa

O Barcelona quer Xavi e Xavi quer o Barcelona. Mas no meio do caminho há o Al Sadd, clube do Catar que deu a oportunidade ao ex-meia de encerrar sua carreira como jogador e iniciar seu trabalho como técnico. E a quinta-feira promete ser de trabalho para a comitiva catalã que está em Doha. Liderados pelo próprio Xavi, eles tentarão convencer o clube catari a liberar o espanhol sem pagamento de multa rescisória.

Os principais diários esportivos da Catalunha, “Sport” e “Mundo Deportivo”, afirmam que está marcado para esta quinta um jantar dos representantes do Barcelona com o xeque Mohammed bin Khalifa Al Thani, membro da família real do Catar que também é o presidente do Al Sadd – o mais tradicional clube do país. Ele não participou das últimas reuniões entre as equipes, mas receberá os representantes do Barça a pedido do próximo Xavi – que já tem acordo para assinar com o time do qual é ídolo até 2024.

Xavi cercado por jornalistas na última quarta: técnico tem acordo com o Barcelona — Foto: AFP

Xavi cercado por jornalistas na última quarta: técnico tem acordo com o Barcelona — Foto: AFP

Segundo o “Sport”, o técnico está fazendo o meio de campo entre o Barcelona e o Al Sadd e tem como trunfo a boa vantagem com Al Thani para tentar a liberação sem custos. Foi pelo apreço pessoal por Xavi que o xeque teria aceitado receber a comitiva do Barcelona para um jantar em seu palácio, mesmo diante da ausência do presidente Joan Laporta na comitiva, de acordo com o jornal.

Os diários catalães afirmam que o Barcelona planeja oferecer um amistoso contra o Al Sadd como um gesto para agradar a diretoria do clube. A rádio “RAC1” afirma que há a possibilidade de que a equipe catari seja convidada para uma das próximas edições do troféu Joan Gamper, tradicional amistoso fecha a pré-temporada do Barça em evento no Camp Nou.

O Barcelona enviou a Doha dois representantes do clube: o vice-presidente Rafa Yuste e o diretor de futebol Mateu Alemany. Eles dois vêm tentando negociar com o Al Sadd nos últimos dias, tendo a ajuda dos empresários de Xavi, Fernando Solanas e Arturo Canales. O próprio treinador também vem fazendo um esforço para que o clube catari não o prenda, uma vez que já deixou clara, publicamente, sua vontade de comandar o Barça neste momento.

Vice-presidente Rafael Yuste (à esquerda) e diretor de futebol Mateu Alemany (à direita) lideram comitiva do Barça em Doha — Foto: AFP

Vice-presidente Rafael Yuste (à esquerda) e diretor de futebol Mateu Alemany (à direita) lideram comitiva do Barça em Doha — Foto: AFP

Apesar do Al Sadd estar fazendo jogo duro e ter se manifestado de forma oficial que pretende manter Xavi, o Barcelona e o estafe do treinador estariam otimistas com relação à liberação. Caso não consiga chegar a um acordo com o clube do Catar, o Barça terá que desembolsar 5 milhões de euros relativos à multa rescisória do comandante, que iniciou seu trabalho como técnico no Al Sadd em julho de 2019, meses depois de se aposentar como jogador no mesmo clube.

Xavi pode ter comandado o Al Sadd pela última vez na última quarta, quando sua equipe empatou em 3 a 3 com o Al Duhail. A comitiva dos dirigentes do Barcelona estava nas arquibancadas, e depois da partida o treinador se manifestou publicamente, sendo cercado por jornalistas. Depois de negar estar pensando no Barcelona, ele passou a falar abertamente que aguarda a definição de seu futuro.

– Os dois clubes estão em conversação, não posso dizer muito mais, mas eu sou uma pessoa positiva. Eles precisam entrar em acordo. Estou falando com o Barça há dias, está tudo pronto. Os dois clubes sabem minha posição e espero que se resolva logo. Tenho muita vontade de voltar para casa, tomara que aconteça. Regressar ao Barcelona seria espetacular, com certeza emocionante – disse Xavi.

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias