Diário de São Paulo
Siga-nos

Funcionários de hotel testam positivo para Covid-19, e COB aumenta alerta no Japão

A delegação brasileira de judô, que já tem sete atletas em Hamamatsu, uma das bases de treinos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Japão para as Olimpíadas,

covid-19
covid-19

Redação Publicado em 13/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h52


Testes positivos em Hamamatsu foram antes dos atletas brasileiros chegarem ao Japão e COB pede ainda mais atenção para delegação

A delegação brasileira de judô, que já tem sete atletas em Hamamatsu, uma das bases de treinos do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Japão para as Olimpíadas, está em um hotel em que cinco funcionários testaram positivo para Covid-19. A infecção, porém, aconteceu alguns dias antes dos atletas brasileiros chegarem. Segundo o COB, os trabalhadores foram imediatamente afastados:

– Essa comunicação veio do hotel. Foram cinco pessoas antes da chegada de qualquer membro da nossa delegação, e, naquele momento, esses cinco já foram isolados, assim como quem estava próximo a eles. Todas as orientações e medidas do hotel nos deram segurança para manter a equipe ali. Isso tornou nosso protocolo mais rigoroso ainda, mas mantivemos nosso plano inicial – explicou Ana Carolina Corte, coordenadora médica do COB, durante coletiva virtual na noite desta terça-feira (horário de Tóquio).

Diretor do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Jorge Bichara explica que os casos positivos de Covid-19 em funcionários do hotel vieram antes de qualquer atleta brasileiro chegar ao Japão:

– Antes da chegada da equipe, em uma área que não teve contato com nossos atletas, tivemos esses casos. Estamos em contato constante com a prefeitura e com a equipe e estamos seguros que o ambiente está controlado. O risco sempre vai existir, mas os riscos maiores não estão perto da nossa equipe – disse Bichara.

O fato fez com que o COB aumentasse ainda mais os pedidos para que os atletas se cuidem o máximo possível nas acomodações:

– Pedimos para que evitem o máximo de interação com os funcionários dos hotéis, evitem o contato com a delegação. Estamos monitorando, todos os funcionários fazem testes diários e entendemos que a situação está segura – disse Bichara.

Atualmente, segundo o protocolo do Comitê Olímpico Internacional e do Governo japonês, quem testar positivo para Covid-19 no primeiro teste, feito de saliva, automaticamente faz um segundo teste PCR de saliva e, dando novamente positivo, faz um PCR de nariz e laringe (chamado de cotonete, no Brasil). Se tudo for confirmado como positivo, o atleta é isolado e se investiga os últimos contatos feitos por ele, podendo isolar, também, alguns de seus companheiros.

O judô brasileiro estará nas Olimpíadas com 13 atletas, sete homens e seis mulheres, mas a equipe ainda não está toda no Japão. Nos próximos dias, o restante do time embarcará para Tóquio.

.

.

.

Fontes: G1 – Globo.

Compartilhe