Diário de São Paulo
Siga-nos
Futebol italiano

Fim da Juventus? Clube italiano é acusado de fraude fiscal por acordo com CR7; saiba punição

O documento foi publicado por um veículo da Itália

Na publicação do jornal italiano, eles falam sobre um acordo entre o clube italiano e o jogador, ainda em 2020, para adiar quatro meses de salário do astro - Imagem: reprodução/Twitter
Na publicação do jornal italiano, eles falam sobre um acordo entre o clube italiano e o jogador, ainda em 2020, para adiar quatro meses de salário do astro - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 20/01/2023, às 18h09


Um documento, divulgado recentemente pelo veículo italiano "Corriere della Serra", trouxa à tona uma denúncia de fraude fiscal contra a Juventus, em um acordo que envolveu a chada de Cristiano Ronaldo ao clube em 2018.

De acordo com informações do GE, na publicação, é possível ver que eles falam sobre um acordo entre o clube italiano e o jogador, ainda em 2020, para adiar quatro meses de salário do astro.

A "carta secreta", que já é de conhecimento do Ministério Público da Itália, revelou o acordo da Juve de pagar quase 20 milhões de euros (R$ 105 milhões), o equivalente a quatro meses do salário do craque português na época. No entanto, a denúncia se enquadra no fato de que a Juventus não incluiu o valor em seu balanço anual correspondente.

O que aconteceu, de fato, foi o seguinte: os dirigentes da 'Velha Senhora' afirmaram que tinha chegado a um acordo para uma redução salarial dos seus jogadores, com o objetivo de aliviar os efeitos da pandemia na economia.

Contudo, o MP descobriu, também por conta desta "carta secreta", que o acordo não era uma renúncia, mas sim o adiamento do pagamento de três dos quatro meses acordados (de março a junho de 2020).

O documento chegou às mãos da polícia italiana em 23 de março de 2022 após uma busca e apreensão realizadas na sede da Juve, conforme explicado pelo periódico europeu. O acordo tinha sido assinado apenas pelo então diretor esportivo, o italiano Fabio Paratici.

Não foi apenas Cristiano Ronaldo que teve seu pagamento adiado. Outras estrelas, como Paulo Dybala e Chiellini também chegaram ao mesmo acordo com o clube para o adiamento do salário.

Vale mencionar que a investigação dos policiais da Itália sobre irregularidades na contabilidade da Juventus teve início em novembro de 2021.

Procuradores de Turim fizeram análises dos últimos três balanços financeiros do clube e acharam alguns indícios de crime por "falsas comunicações de empresas cotadas e emissão de faturas de operações inexistentes".

Foi por conta disso que descobriram que a Velha Senhora, que dizia ter reduzido o salário de seus jogadores, na verdade apenas adiou o pagamento de alguns atletas, com um deles sendo o craque CR7.

Outra situação que foi revelada na denúncia da investigação Prisma é o pagamento de indenizações a agentes de futebol por transferências de jogadores que não aconteceram.

Pelo menos 15 pessoas já foram indiciadas pelas autoridades da Itália: Andrea Agnelli, o ex-vice-presidente Pavel Nedved (ex-jogador), o antigo diretor esportivo Fabio Paratici e outras 12 que não tiveram as identidades reveladas.

Punição

Na tarde desta sexta-feira (20), a corte da Federação Italiana de Futebol (FIGC) puniu a Juventus: o time perdeu 15 pontos dos 37 que conquistou nessa edição do Campeonato Italiano, caindo da 3ª posição para a 11ª. Com isso, fica 12 pontos atrás da colocação para se classificar para as competições europeias.

Compartilhe  

últimas notícias