Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridade

Saiba a decisão da Justiça espanhola sobre processo contra Shakira por fraude fiscal

A cantora colombiana negou todas as acusações

Cantora colombiana Shakira - Imagem: reprodução/Facebook
Cantora colombiana Shakira - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 27/09/2022, às 16h56


Shakira, 45 anos, será julgada pela Justiça espanhola por suspeita de fraude fiscal cometida no país. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (27) pelo Tribunal Provincial de Barcelona.

A ordem judicial emitida na última segunda-feira (19) pela corte afirma que a cantora colombiana é a suposta autora de outros seis crimes contra a Fazenda Pública. No entanto, o julgamento ainda não tem data marcada.

A acusação indica que Shakira tenha fraudado 14,5 milhões de euros (mais de R$ 75,3 milhões, na cotação atual) à Receita espanhola entre 2012 e 2014.

O Ministério Público da Espanha solicitou ao tribunal, em julho, que a cantora seja condenada a oito anos de prisão. Também foi pedido que ela pague uma multa de cerca de 24 milhões de euros (aproximadamente R$ 124,7 milhões).

O órgão considera que a colombiana tenha usado uma espécie de 'estrutura corporativa', criada anos antes, para evitar o pagamento de impostos.

Em entrevista à revista Elle, Shakira negou as acusações e disse que a Justiça espanhola a persegue:

"É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas costumam fazer isso, não apenas com pessoas como eu (ou o Cristiano Ronaldo, Neymar, Xabi Alonso e muito mais), mas isso também acontece injustamente com outros contribuintes anônimos", declarou.

A cantora insiste que todas as suas atividades financeiras são corretas e transparentes.

Compartilhe  

últimas notícias