Após fotos vazarem horas antes do lançamento, a F1 apresentou de forma oficial, nesta quinta-feira, o carro da temporada 2022, que marca o início de uma nova
Redação Publicado em 15/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h32
Após fotos vazarem horas antes do lançamento, a F1 apresentou de forma oficial, nesta quinta-feira, o carro da temporada 2022, que marca o início de uma nova era na principal categoria do automobilismo. A cerimônia foi realizada em vídeo e teve a participação de figuras importantes da FIA, da F1 e também dos pilotos.
O modelo deveria ter sido introduzido em 2021, mas houve o adiamento para 2022 por causa da pandemia. O novo carro possui asa dianteira maior e integrada com os pratos laterais, calotas nas rodas e pequenas aletas cobrindo os pneus, além de um design completamente novo da asa traseira. Vale ressaltar que os carros devem mudar um pouco após desenvolvimento das equipes, que vão explorar o máximo possível das brechas no regulamento.
Uma das novidades do regulamento técnico a vigorar a partir da temporada de 2022 será a volta do conceito de efeito-solo, no qual a maior parte da pressão aerodinâmica é gerada pelo assoalho, e não pelas asas e demais apêndices.
O objetivo é que os carros possam seguir uns aos outros nas curvas, o que proporcionaria mais disputas nas corridas. São mudanças que não são tão notadas à primeira vista, pois o efeito-solo se dá por baixo do carro.
Estima-se que hoje os carros percam de 45% e 50% da pressão aerodinâmica quando estão próximos de outro carro, e, com a nova concepção, essa perda passe a ser de 5% a 10%. Combinado a isso, o desejo é de que os novos pneus com rodas de aro 18 não sofram uma degradação tão acentuada que permita constantes disputas por toda a corrida.
– Parece que foi há muito tempo que a FIA revelou oficialmente o regulamento para o futuro do esporte, mas após o atraso de um ano devido à pandemia faltam apenas 170 dias para o início de 2022, quando veremos o próximo geração de carros de Fórmula 1 vão para a pista. Há uma grande emoção à frente desta nova era e, embora 2021 tenha sido uma grande batalha, ainda temos carros lutando para seguir uns aos outros durante a corrida. Os regulamento de 2022 abordará este problema e criará oportunidades para batalhas mais próximas e mais corridas roda a roda – afirma Ross Brawn, diretor técnico da F1.
.
.
.
Fontes: Ge – Globo Esporte.
Leia também
Palmeiras x Botafogo-SP: confira horário e onde assistir ao jogo da Copa do Brasil
Privatização da Sabesp é aprovada em segunda votação; entenda o que acontece agora
Faixa Azul: Prefeitura de São Paulo confirma quatro mortes de motociclistas
Prazo para emissão do título de eleitor está chegando ao fim; saiba como providenciar o seu
Conheça o crime real por trás de 'O Caso Asunta', nova série da Netflix
Chiquinho Brazão, preso há mais de um mês, segue com regalias de parlamentar
Christina Rocha encerra contrato com SBT; saiba detalhes
Privatização da Sabesp é aprovada em segunda votação; entenda o que acontece agora
VÍDEO: fã faz gesto obsceno durante show e Maraisa toma atitude drástica
Eleições 2024: saiba o que fazer caso não consiga votar este ano