Diário de São Paulo
Siga-nos

De Santos ao Rio: torcedor do Peixe viaja 520km de bicicleta antes da final e conta perrengues

Quem nunca fez uma loucura pelo time do coração, né?

Santos
Santos

Redação Publicado em 29/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h13


Hector Basile, professor de geografia, saiu de Santos na segunda-feira e chegou ao Rio de Janeiro na quinta, mas assistirá à final em sua cidade

Quem nunca fez uma loucura pelo time do coração, né?

Sem credencial ou convite, já que a pandemia do novo coronavírus impediu a comercialização de ingressos, um torcedor do Peixe decidiu sair de Santos e viajar para o Rio de Janeiro de bicicleta antes da final da Libertadores, marcada para este sábado, às 17h (de Brasília), contra o Palmeiras, no Maracanã.

Hector exibe bandeira do Santos no Rio de Janeiro, ao lado da bicicleta — Foto: Arquivo pessoal

Hector Basile, professor de geografia, pedalou 520km em quatro dias para cumprir uma promessa e estar mais perto do Santos antes da decisão da Libertadores. A viagem começou na segunda e terminou na quinta-feira, com alguns “perrengues” pelo caminho, mas muita história para contar.

– Foi uma promessa que envolvia dois amores, o Santos e a bicicleta. Eu tive a ideia impulsivamente, mas para fazer algo que amo pelo time que amo. O maior perrengue foi no primeiro dia, nas serras de São Sebastião. Além de muito calor, as subidas eram íngremes e o câmbio de marcha quebrou. Andei uns 20 ou 30km com a marcha quebrada até arrumar – contou Hector.

Hector, torcedor do Santos, exibe bandeira na divisa entre Rio e São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Hector, torcedor do Santos, exibe bandeira na divisa entre Rio e São Paulo — Foto: Arquivo pessoal

Durante o percurso, o torcedor do Santos passou por Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba, Itaguaí e Guaratiba até chegar ao Rio de Janeiro.

Beirando o oceano pela bela Rio-Santos, Hector se deparou com paisagens, aventuras e desafios naturais, como as íngremes serras de São Sebastião.

– A parte mais difícil foi o trecho de São Sebastião, entre Boraceia (uma praia) e o centro. Serras difíceis, calor do meio-dia, além do problema no câmbio, mas a viagem pela Rio-Santos vale muito a pena. As paisagens são incríveis, tanto das praias quanto da mata Atlântica na Serra do Mar – disse.

Hector registra sua bicicleta na estrada Rio-Santos — Foto: Arquivo pessoal

Hector registra sua bicicleta na estrada Rio-Santos — Foto: Arquivo pessoal

Hector pedalou, em média, 130km por dia. Em um deles percorreu “apenas” 99km, mas compensou em outro esticando mais 161km. Carregou, em sua bicicleta, mantimentos básicos para ter energia, como sementes e castanhas, além de celular, carregador e roupas. À noite, dormiu em pousadas e hotéis “mais em conta”, lembra.

Vitorioso depois de superar os 520km sobre uma bicicleta, Hector acredita que o Santos também sairá do Rio de Janeiro com o título da Libertadores.

– Diante de todos os percalços que passamos nesta temporada, acho que o time está maduro para o título, apesar de enfrentarmos um ótimo time – analisou.

Torcedor do Santos viaja 520km de bicicleta — Foto: Arquivo pessoal

Torcedor do Santos viaja 520km de bicicleta — Foto: Arquivo pessoal

Descansado, Hector voltará para Santos antes da final da Libertadores. O professor de geografia embarca num ônibus nesta sexta-feira à noite, no Rio de Janeiro, para assistir à decisão em casa. Antes, pretende dar uma passadinha no Maracanã para deixar uma pitada de sorte aos jogadores.

Compartilhe  

últimas notícias