Diário de São Paulo
Siga-nos

Campinas receberá o primeiro centro de treinamento profissional de skate da história

Depois de conquistar três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, com Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros, o skate brasileiro passará a contar com um centro

CAMPINAS
CAMPINAS

Redação Publicado em 17/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 21h54


Depois de conquistar três medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, com Kelvin Hoefler, Rayssa Leal e Pedro Barros, o skate brasileiro passará a contar com um centro de treinamento profissional para a modalidade. A cidade escolhida para abrigar o CT será Campinas (SP), e a previsão é que a inauguração ocorra no segundo semestre de 2022.

O presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Duda Musa, celebrou a criação do CT. Na visão dele, um local específico para a realização de treinamentos será fundamental para a preparação para as Olimpíadas. Musa relembrou que, durante a pandemia, os skatistas brasileiros tiveram problemas para treinar para Tóquio, durante a pandemia.

Segundo ele, foram necessárias muitas viagens para locais que tivessem pistas que atendessem as especificidades técnicas semelhantes às das Olimpíadas. Além disso, as limitações para realizar treinos em meio à pandemia da Covid-19 também foram um empecilho para os brasileiros.

– Pra gente, é uma vitória importantíssima. O CT vai ser importante pra nos ajudar a ter um planejamento mais tranquilo em relação à seleção brasileira e o ciclo de 2024. A gente investiu um dinheiro alto nas viagens para treinar.

Para a construção do CT do skate, a cidade de Campinas cederá uma parte do já existente Centro Esportivo de Alto Rendimento, que conta com locais para a prática de modalidades como o atletismo, a natação, o tênis e os saltos ornamentais.

O projeto será custeado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Esporte, e está orçado em aproximadamente R$ 8 milhões. Além de locais para a prática do skate park e do street, modalidades que não figuram nas Olimpíadas também serão contempladas. No CT, os skatistas contarão também com um alojamento e local para fisioterapia. O espaço também abrigará uma pista pública, que dará à população a oportunidade de praticar a modalidade.

– O skate brasileiro deixou claro o potencial de nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e a construção desse centro de treinamento significa que nossos skatistas terão condições ainda melhores para se preparar para Paris 2024 e as demais edições das Olimpíadas. Nós acreditamos muito no potencial da modalidade – afirmou o secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias