Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo 2022

Brasil é detonado por dancinhas de comemoração após gols na Copa: "Desrespeitosas"

As performances, que são marca registrada dos jogadores brasileiros, incomodaram alguns telespectadores estrangeiros

Brasil é detonado por dancinhas de comemoração: "Desrespeitosas" - Imagem: reprodução ESPN
Brasil é detonado por dancinhas de comemoração: "Desrespeitosas" - Imagem: reprodução ESPN

Vitória Tedeschi Publicado em 06/12/2022, às 16h57


Em meio à Copa do Mundo de 2022 no Catar, com diversos assuntos relacionados à classificação ou desclassificação dos times e até pautas extracampo como as polêmicas do país-sede, um dos assuntos mais comentados do momento no exterior são as famosas dancinhas feitas pela Seleção Brasileiraao comemorar os gols.

O fato é que as danças que a Seleção Brasileira usou para comemorar seus gols contra a Coreia do Sul, na goleada por 4 a 1 que aconteceu na última segunda-feira (5), incomodaram algumas pessoas - principalmente estrangeiros - que afirmaram que as performances são "desrespeitosas".

Uma dessas 'pessoas' foi Roy Keane, ex-jogador da seleção irlandesa e do Manchester United. O agora comentarista, usou o termo "desrespeitosa" para citar as danças da Seleção.

Eu acho que dançar desse jeito toda vez que marca um gol é desrespeitoso. Não ligo de fazerem a primeira 'coreografia', ou o que seja, para o primeiro gol, mas não toda vez. É desrespeitoso. Até o treinador está no meio. Eu não gosto disso", falou Roy Keane.

As danças como comemoração são uma marca registrada de jogadores brasileiros.

Até mesmo Tite entra na dança. Literalmente. Após o gol de Richarlison, o terceiro do Brasil contra a Coreia do Sul, o técnico arriscou os passos da "Dança do Pombo", cercado pelos jogadores do banco de reservas do Brasil – um pedido dele justamente para não parecer estar despeitando os rivais.

"A gente tenta se adaptar às características do grupo dos atletas. Eles são bastante jovens, e eu tenho que me adaptar um pouco à linguagem deles. Eles têm a linguagem da dança", explicou o treinador, que revelou que, antes da "Dança do Pombo", tentou acompanhar os atletas em outra coreografia nos bastidores, do "Grupo Molejo", mas achou difícil demais.

Baila, Vini Jr.

Vale lembrar que as dancinhas, além de pura comemoração também são um símbolo de apoio a Vini Jr., que foi atacado durante um programa esportivo local em setembro, após comemorar um gol justamente dançando.

Na ocasião, um comentarista afirmou que o jogador do Real Madrid precisava deixar de "fazer macaquices" e "respeitar" os colegas de profissão.

Você tem que respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil. Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão, e deixar de fazer macaquice”, afirmou o empresário Pedro Bravo, que é presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, em um dos seus comentários.

O caso gerou enorme repercussão nas redes sociais e Vinícius Jr.foi defendido por diversos atletas brasileiros em todo o mundo. A tag "Baila Vini" foi um dos assuntos mais comentados do Twitter por diversos dias.

Em resposta ao ataque, Vini afirmou que "não irá parar" e que a "felicidade de um preto incomoda", principalmente os vitoriosos.

Seleção Brasileira rebate as críticas

Apesar das críticas, a resposta dos jogadores convocados por Tite para disputar o mundial é uma só, e não é boa para quem não gostou: elas não vão parar.

Raphinha afirmou com todas as letras, após a classificação às quartas de final da Copa do Mundo:

Problema é de quem não gosta, a gente vai continuar fazendo", mandou na lata Raphinha.

Antes mesmo do Mundial começar, aliás, o atacante havia revelado que o Brasil já tinha mais de dez danças ensaiadas para comemorar.

Lucas Paquetá também rebateu os comentários negativos e logo afirmou que entende que as danças são para os próprios jogadores, não para os rivais.

Acho que a dança é o símbolo, a gente simboliza a alegria de marcar o gol, a gente não faz para desrespeitar, a gente não vai na frente de adversário, a gente não faz nada. A gente se reúne, todos estão ali, e a gente comemora porque é o nosso momento. A gente fez o gol e o Brasil está comemorando. Se ele não gosta, não tenho muito o que fazer por ele. Se a gente fizer gol, a gente vai continuar comemorando dessa forma", falou o meia da seleção.

Além dos jogadores, muitos internautas também saíram na defesa do time e apoiando que eles continuem dançando em comemoração a todas as conquistas que tiverem na Copa, veja abaixo:

@carolineszwed I love watching Roy Keane on the panel but do you agree with his latest comment that Brazil dancing was disrespectful to South Korea? 👀 💃🏼 Presented by @Uber #brazil🇧🇷#jogabonito#worldcup2022#soccertiktoks#fyp♬ La La La (Brasil 2014)/Waka Waka (This Time for Africa) Medley (El Dorado World Tour Live) - Shakira
@ingleseumhabito What's your opinion? Is dancing disrespectful? ⚽️🇧🇷🕺 #brazilworldcup2022#brasilnacopa22#bailabrasilero#bailabrasil#dancebrazil#hexa2022#ingleseumhabito#professordeinglês#espnfc♬ som original - Prof. Paulo Magnani
@andreiabicudo Alexi Lalas, ex jogador dos Estados Unidos. Falou tudo! #copa#brasil#soccer#game#jogo#alegria#neymar#gol#foryou#copadomundo#futebol♬ País do Futebol - MC Guime
Compartilhe  

últimas notícias