Diário de São Paulo
Siga-nos
Jogos Olímpicos 2024

Autoridades informam que rio Sena está impróprio para receber banhistas

Faltando apenas um mês para o inicio das olímpiadas, o rio Sena segue interditado pelas autoridades francesas

Autoridades informam que rio Sena está impróprio para receber banhistas - Imagem: reprodução X I @geglobo
Autoridades informam que rio Sena está impróprio para receber banhistas - Imagem: reprodução X I @geglobo

Redação Publicado em 26/06/2024, às 15h33


Nesta quarta-feira (26) as autoridades francesas anunciaram que uma das atrações para os Jogos Olímpicos 2024 continuará disponível até pelo menos o início de julho.

Faltando exatamente um mês para o início das competições, o rio Sena está interditado para a natação.

O Sena não estará apto para nataçãodentro de alguns dias devido ao caudal elevado, que nesta quarta-feira superava 480 m3 por segundo”, anunciou o prefeito da região parisiense, Marc Guillaume.

Vale ressaltar que o caudal habitual no verão (hemisfério norte) é de 100 m3 por segundo. Mas o final da primavera foi marcado por fortes chuvas, que aumentaram o fluxo no rio e em seus afluentes, segundo o portal da CNN Brasil.

Devido a isso, o ensaio da cerimônia de abertura, que estava programado para a última segunda-feira (24), teve que ser adiado. As autoridades explicaram que o aumento do caudal “acelera matematicamente a velocidade das embarcações”, o que afeta o desfile náutico previsto para a cerimônia.

Além disso, as fortes chuvas, combinadas com a redução das horas de sol, impactaram a qualidade da água, o que resultou em um aumento significativo na concentração de duas bactérias fecais, superando o limite máximo permitido para competições de triatlo e maratona aquática.

Para melhorar a qualidade das águas do Sena e do seu afluente Marne, as autoridades investiram quase 1,4 bilhão de euros (1,5 bilhão de dólares, 8,1 bilhões de reais) na construção de tanques de chuva e outras infraestruturas.

No entanto, ainda há incerteza sobre a viabilidade de realizar as provas olímpicas de triatlo e maratona aquática nessas águas. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que adiou um nado simbólico no Sena para a semana de 15 de julho ou a seguinte, expressou ao jornal Ouest-France sua confiança em uma situação meteorológica “favorável” durante os Jogos.

Os organizadores, por sua vez, não consideram mudar o local das provas, mas estão dispostos a adiá-las por alguns dias caso a qualidade da água não permita a realização das competições.

Compartilhe