Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa América

Saiba para que serve o cartão rosa, utilizado pela primeira vez na partida do Brasil contra Costa Rica

O uso do cartão rosa aconteceu na noite da última segunda-feira (24) na estreia da Seleção Brasileira pela Copa América

Saiba para que serve o cartão rosa, utilizado pela primeira vez na partida do Brasil contra Costa Rica - Imagem: reprodução X I @OficialSala12
Saiba para que serve o cartão rosa, utilizado pela primeira vez na partida do Brasil contra Costa Rica - Imagem: reprodução X I @OficialSala12

Milleny Ferreira Publicado em 25/06/2024, às 15h04


Além do fato inédito do Brasil ter empatado com a Costa Rica pela primeira vez na noite da última segunda-feira (24) o jogo também foi marcado por uma inovação no futebol: o uso do cartão rosa.

O cartão rosa foi usado pela primeira vez na competição no momento em que o técnico Gustavo Alfaro solicitou o uso do novo cartão durante uma de suas substituições.

Jefferson Brenes deixou a partida aos 19 minutos do segundo tempo com a  suspeita de um choque contra outro jogador. Em seu lugar entrou o meio-campista Alejandro Bran.

O que é e para que serve o cartão rosa?

O novo cartão foi anunciado no mês de maio pela Conmebole já consta na nova regulamentação da Copa América, de acordo com o portal da CNN Brasil.

O cartão traz foco a um novo protocolo, de suspeita de traumatismo cranioencefálico ou concussão cerebral de algum jogador durante a partida.

A alteração na regra, modifica o artigo 96 acrescentando a norma de que “poderá ser realizada até uma substituição por equipe por partida em caso de traumatismo cranioencefálico e concussão cerebral”. 

A substituição realizada com o uso do cartão rosa não será descontada das cinco permitidas por jogo. E pode ser feita apenas se informar os árbitros da partida.

Mesmo com o termo “cartão rosa”, o feito não é sinalizado da mesma maneira que o cartão amarelo e vermelho, normalmente com o braço estendido. Na verdade, o cartão rosa é apenas um formulário preenchido de forma separada das alterações normais do jogo.

Compartilhe  

últimas notícias