Diário de São Paulo
Siga-nos

Atletas do Karatê de Rio Preto disputam mundial em Buenos Aires

O projeto Aquário presente em Rio Preto no Bairro Vila Toninho, que tem como objetivo tirar as crianças e jovens das ruas incentivando a prática de esportes

Atletas do Karatê de Rio Preto disputam mundial em Buenos Aires
Atletas do Karatê de Rio Preto disputam mundial em Buenos Aires

Redação Publicado em 25/07/2018, às 00h00 - Atualizado às 16h19


Projeto Social da Vila Toninho, salva vidas ajudando a garantir um futuro saudável e promissor

O projeto Aquário presente em Rio Preto no Bairro Vila Toninho, que tem como objetivo tirar as crianças e jovens das ruas incentivando a prática de esportes das mais diversas modalidades. Além desta motivação louvável, o projeto ainda vem revelando talentos para o mundo. Atletas que a partir do mês que vem representarão a cidade no torneio mundial em Buenos Aires.

Como é o caso do garoto Yann de apenas 8 anos. Keila, a mãe do garoto Yann Fabio Daneluz Rosa, contou ao jornal Bom dia, toda orgulhosa, sobre a participação do filho mundialmente e também sobre a história do do garoto no Projeto.

– “Soubemos sobre o projeto Aquário que disponibilizava aulas gratuitas e devido ao interesse em proporcionar uma atividade extra, um esporte. No início ele praticava capoeira e karatê, mas como estava sobrecarregado pois também tinha escola acabou optando apenas pelo karatê. Yann se identificou mais com esse esporte muito pela atitude do professor Milton, pelo comportamento do mesmo e acabou cada vez mais pegando amor a esta modalidade. Além disso meu filho é muito dedicado e concentrado” – disse Keila

A competição em Buenos Aires acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro. Mesmo com as dificuldades, Keila não mede esforços para apoiar o filho na sua paixão pelo esporte, como ela mesma destaca:

– Fazemos o possível e o impossível para levantar fundos para que ele possa competir. Fazemos rifas, bolões, contamos com ajuda da família e é claro do professor que é um ser humano de extrema confiança, dedicado, um verdadeiro paizão.

Realmente pudemos comprovar todo o bem que Milton faz para crianças como o Yann.

O treinador Milton Aparecido Silva é faixa preta, compete no karatê e foi campeão paulista este ano e vice-campeão em uma competição em Bady Bassit. De acordo com Milton o foco principal é a inclusão social, afastar as crianças das ruas integrando ao esporte para sua saúde física e mental.

– “Vamos até as escolas nos períodos da manhã e da tarde e fazemos o convite. Os interessados são muito bem acolhidos e apoiados na vida em busca de um futuro melhor.

Além da inclusão Social o karatê traz disciplina. Muitas crianças com problemas de déficit de atenção nas escolas, com problemas de concentração e até de notas baixas evoluem a cada dia. Pegamos como exemplo o Yann que tem excelentes notas no colégio” – afirmou

Não só as crianças, mas também os adultos são apoiados pelo projeto Aquário

Os atletas Raphael Castilho e Heidi Fuza também participarão do mundial na Argentina. Ambos são motivados pelo amor ao karatê.

Barbie: primeira imagem do filme com Ryan Gosling como Ken é divulgada

Atletas Raphael Castilho e Heidi Fuza

– “Karatê agrega pessoas, não escolhe idade e nem classe Social e traz infinitos benefícios para a saúde. Salva das drogas, da criminalidade, do alcoolismo e outros males. Sonho que um dia as pessoas olhem para o karatê e outros esportes como olham para o futebol.

Um dos idealizadores do projeto social, Agnaldo explica como tudo começou.

– “ É um sonho antigo. O Nome Projeto aquário, pescando vidas, é justamente isso, resgata vidas e hoje cresce com uma força que nem nós imaginávamos, tanto que já chegou na Argentina. Parabenizo demais nossos professores que não recebem salários e mesmo assim se empenham ao máximo com amor, agradecemos empresários que nos ajudam e também ao vereador Peixão que é tudo para nós, ajuda demais as crianças colaborando com o nosso objetivo que é vê-las contentes, erguendo troféus e ganhando medalhas” – declarou Agnaldo

Compartilhe  

últimas notícias