Diário de São Paulo
Siga-nos

Anúncio de Léo Baptistão como reforço do Santos pode atrasar por questão burocrática na China

O Santos já tem um acerto com atacante Léo Baptistão. O jogador de 28 anos vai assinar nos próximos dias um contrato de duas temporadas com o Peixe. O clube,

SANTOS
SANTOS

Redação Publicado em 18/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h17


O Santos já tem um acerto com atacante Léo Baptistão. O jogador de 28 anos vai assinar nos próximos dias um contrato de duas temporadas com o Peixe. O clube, porém, adota cautela antes de anunciá-lo como reforço e registrá-lo na CBF como seu jogador.

Léo Baptistão deixou o Wuhan, da China, em meio a um litígio por atraso salarial. Sem receber nos últimos meses, o jogador notificou os chineses. Depois de 15 dias ainda sem salário, o atacante foi à Fifa pedir a rescisão de seu contrato por quebra unilateral do vínculo, com o não pagamento de seus vencimentos.

Por isso, o Santos e o próprio Léo Baptistão entendem que o jogador está livre para assinar com qualquer outra equipe e negociaram a contratação nos últimos dias. Agora, porém, o Peixe trabalha para registrar o atacante, enquanto ele já faz exames e até treina no CT Rei Pelé.

Léo Baptistão faz exames no CT do Santos — Foto: Arquivo pessoal

Léo Baptistão faz exames no CT do Santos — Foto: Arquivo pessoal

Como Léo Baptistão ainda tem um registro vigente no futebol chinês, mesmo que em litígio, o Santos precisa pedir o certificado de transferência do jogador à Associação Chinesa de Futebol – o caso não pode impedir o atacante de atuar, apenas atrasar o seu registro na CBF.

Se os chineses não enviarem o ITC (do inglês International Transfer Certificate, ou do português Certificado Internacional de Transferência) de Léo Baptistão, com o argumento de que ele ainda pertence ao Wuhan, para ele ser registrado na CBF, o Santos precisará procurar a Fifa, onde o jogador briga para ser liberado imediatamente.

Enquanto isso, o Santos entende que o maior risco que corre é ter de pagar uma indenização ao Wuhan se a Fifa der razão ao clube chinês no caso, o que é considerado por pessoas ouvidas pelo ge como pouco provável.

Léo Baptistão, porém, só tem contrato até o fim do ano na China, e o Peixe calcula um valor pequeno em caso de derrota futura.

Independentemente do resultado do pedido de rescisão na Fifa, o Santos espera registrar Léo Baptistão nos próximos dias para o jogador ficar à disposição do técnico Fernando Diniz – depende apenas do recebimento do ITC. Por causa do imbróglio, porém, o anúncio do atacante pode não ser ainda nesta semana.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias