Diário de São Paulo
Siga-nos
Alcaraz

Alcaraz volta ao US Open em busca do título e de olho no topo

Carlitos chega ao palco do primeiro estrelato ainda em busca do primeiro título de grand slam e, quem sabe, da primeira posição do ranking

Carlos Alcaraz - Imagem: reprodução grupo bom dia
Carlos Alcaraz - Imagem: reprodução grupo bom dia

GE Publicado em 26/08/2022, às 15h18


Há quase um ano, Carlos Alcaraz chamou a atenção do mundo no US Open ao vencer o, até então, número 3 do mundo Stefanos Tsitsipas na terceira rodada do torneio. Hoje, o jovem espanhol volta ao palco onde brilhou pela primeira vez ainda em busca de um título de grand slam, que o colocaria no topo do ranking mundial.

Aos 19 anos, Carlitos chega a Flushing Meadows em outro patamar. De promessa, o tenista passou à realidade no circuito, conquistou grandes torneios e foi alçado ao posto de quarto colocado do ranking e cabeça de chave número 3 do torneio.

O espanhol depende apenas de si para melhorar ainda mais essa posição. Se for campeão, assume a liderança do ranking superando Daniil Medvedev, que entra defendendo o título e os 2000 pontos de 2021, se tornando o mais jovem da história a ser o líder na lista da ATP. Além deles, Rafael Nadal, Stefanos Tsitsipas e Casper Ruud também podem terminar no topo

Carlos Alcaraz — Foto: Matthew Stockman/Getty Images
Carlos Alcaraz

Carlos chegou aos Estados Unidos em 2021 com 18 anos como uma jovem promessa do tênis ocupando a 55ª posição do ranking e surpreendeu o britânico Cameron Norrie, na época cabeça de chave número 26, na estreia por 3 sets a 0.

Depois de bater Tsitsipas em uma batalha de cinco sets na terceira fase, o espanhol ainda venceu mais uma partida para garantir um duelo contra Felix Auger-Aliassime nas quartas de final. Mas o confronto foi frustrado. Alcaraz abandonou o jogo ainda no começo do segundo set com uma lesão.

Alcaraz se despede após desistir de jogo contra Aliassime no US Open de 2021 — Foto: Matthew Stockman/Getty Images
Alcaraz se despede após desistir de jogo contra Aliassime no US Open de 2021

Apesar do fim decepcionante, a campanha trouxe Alcaraz aos holofotes e pavimentaram um 2022 muito mais promissor, ao começar pelo ranking. O espanhol passou a ser 38º e depois conquistou o ATP Finals Next Gen, entrando o ano como 32º do mundo e se tornando o mais jovem cabeça de chave de um grand slam no Australian Open.

De lá para cá são quatro títulos, com direito a ser o mais jovem campeão de um ATP 500, no Rio de Janeiro, e dois Masters 1000. Se falta alguma coisa a Carlos Alcaraz é de fato o título de um major, que, até aqui, ainda ficou longe.

Pontos finais de Alexander Zverev 3 x 1 Carlos Alcaraz pelas quartas de final de Roland Garros

A melhor campanha do espanhol no ano foi em Roland Garros, em que caiu nas quartas de final contra Alexander Zverev. A promessa ficou para trás e agora o tenista espanhol é um dos favoritos ao título, podendo inclusive assumir a primeira colocação do ranking mundial se conquistar a taça.

Para isso, porém, não terá vida fácil. Carlos Alcaraz terá Sebastian Baez na estreia, pode pegar Borna Coric na terceira rodada e, principalmente, pode ter Rafael Nadal na semifinal se quiser ficar com o título do major americano.

Compartilhe  

últimas notícias