Diário de São Paulo
Siga-nos
Imprevisível

Água Santa campeão? Confira 16 zebras que impressionaram e levaram títulos estaduais

Netuno vai com tudo para tentar passar pelo favorito Palmeiras e levar o Paulistão

Água Santa campeão? Confira 16 zebras que impressionaram e levaram títulos estaduais - Imagem: reprodução / Instagram @ecaguasanta
Água Santa campeão? Confira 16 zebras que impressionaram e levaram títulos estaduais - Imagem: reprodução / Instagram @ecaguasanta

Nathalia Jesus Publicado em 22/03/2023, às 15h17


Vão se aproximando as finais dos campeonatos estaduais, e com elas as chances das famosas "zebras" pintarem novamente nas disputas pelos títulos.

No início da temporada de 2023, o futebol brasileiro já aparece com duas possibilidades de campeões improváveis. No Campeonato Paulista, o Água Santa enfrenta o Palmeiras. No Baiano, o Bahia tenta afastar a "zebra" em um confronto contra o Jacuipense.

Mas, seria possível um time de menor projeção vencer um favorito absoluto em uma final de campeonato? Bom, essa não seria a primeira vez.

Confira algumas das "zebras" mais impressionantes dos estaduais, segundo um levantamento do ge:

Campeonato Paulista

  • Inter de Limeira - 1986

O time do interior de São Paulo fez história ao vencer o Palmeiras na final do Paulistão. O Verdão, que não chegava a uma final há 10 anos, recebeu a Inter para o primeiro jogo no Morumbi e ficou no 0 a 0. Na partida de volta, três dias depois, também no Morumbi, 2 a 1 para a Inter de Limeira.

Naquele cameponato, a equipe bateu a marca de 59 gol feitos, uma média de 2,1 por jogo.

  • Bragantino - 1990

O primeiro título do Massa Bruta veio após dois empates contra o Novorizontino na decisão que ficou conhecida como "final caipira". Com Vanderlei Luxemburgo no banco de reservas, o time de Bragança conquistou o Paulistão com a melhor campanha do campeonato.

  • São Caetano - 2004

Com Muricy Ramalho no comando técnico, o Azulão também teve a oportunidade de conquistar um título estadual em uma final caipira, o adversário foi o Paulista de Jundiaí, que eliminou o Palmeiras na semifinal. No primeiro jogo 3 a 1 para a equipe do ABC. Na volta, no Pacaembu, 2 a 0 e título garantido ao São Caetano.

  • Ituano - 2014

Depois de eliminar o Palmeiras na semifinal, o Ituano resolveu que iria com tudo para cima do Santos na final do Campeonato Paulista. O alvinegro praiano de Gabigol, Leandro Damião, Thiago Ribeiro e companhia perdeu o jogo de ida por 1 a 0. Na volta, 1 a 0 para o Peixe, mas, nos pênaltis, o Ituano se sagrou campeão.

Campeonato Carioca

  • Bangu - 1966

Três décadas depois de conquistar o seu primeiro título, o Bangu conseguiu o bicampeonato em cima do Flamengo, em um Maracanã lotado de rubro-negros. Já ao fim do primeiro tempo, 2 a 0 para o Bangu. Aos três minutos da segunda etapa, Paulo Borges marcou o terceiro da final (seu 16° na competição) e garantiu o título.

Campeonato Mineiro

  • Ipatinga - 2005

Naquele campeonato, o Ipatinga foi dono da segunda melhor campanha da primeira fase, com apenas uma derrota em 11 jogos. Depois de derrotar o URT na semifinal, a equipe de Ney Franco enfrentou o Cruzeiro na decisão. Na partida de ida, um empate, 1 a 1. No Mineirão, porém, logo aos 15 minutos de jogo, o Ipatingão já estava com 2 a 0 favoráveis no placar. Fred descontou, mas não foi suficiente. Ipatinga campeão do Campeonato Mineiro de 2005.

Campeonato Gaúcho

  • Juventude - 1998

Naquele campeonato já completavam mais de 40 anos que um time do interior do Rio Grande do Sul não levantava a taça do Gaúcho. Com uma parceria certeira com a Parmalat, o Juventude conseguiu quebrar o tabu. Na ida, no Alfredo Jaconi, 3 a 1 contra o Inter. No Beira-Rio, o 0 a 0 deu o título inédito ao Juventude.

  • Caxias - 2000

Comandado pelo técnico Tite, o Caxias fez história ao superar o Grêmio na final. Logo no jogo de ida, conseguiu garantir um 3 a 0. Na volta, segurou o 0 a 0 no Olímpico e conquistou a taça.

  • Novo Hamburgo - 2017

Com uma das "zebras" mais recentes, o Novo Hamburgo teve a melhor campanha da primeira fase e não perdeu nenhuma das vezes que enfrentou a dupla Gre-Nal. Na final contra o Inter, dois empates levaram a decisão para os pênaltis, e deu Novo Hamburgo.

Campeonato Catarinense

  • Brusque - 1992

O primeiro título do Brusque veio com muita emoção. Na partida de ida, a equipe da cidade de Brusque foi derrotada pelo Avaí na Ressacada, mas venceu por 3 a 0 no Gigantinho e se sagrou campeã. O time voltou a vencer o Campeonato Catarinense em 2022.

Campeonato Baiano

  • Colo Colo - 2006

Em 2006, o Colo Colo, time de Ilhéus, venceu o Vitória por 4 a 2, no Barradão, para conquistar o inédito título do Campeonato Baiano. Foi o fim de uma hegemonia de 37 anos de Bahia e Vitória no estadual.

  • Bahia de Feira - 2011

O primeiro título do Baianão do Bahia de Feira veio em 2011, após vencer o Vitória na decisão. Foi a primeira vitória de uma equipe de Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, em 42 anos.

Campeonato Paranaense

  • Paranavaí - 2007

A equipe comandada por Amauri Knevitz foi com tudo para cima do Paraná clube na decisão do estadual de 2007. Com Vanderlei no gol, o Paranavaí conquistou o seu primeiro e único título do Campeonato Paranaense.

  • Operário - 2015

Na "zebra" mais recente do Campeonato Paranaense, o Operário conquistou o seu primeiro título depois de 103 anos de história. Nas duas partidas diante do Coritiba, deu Operário. Na ida, 2 a 0 atuando em casa. Na volta, garantiu um 3 a 0, e levantou a taça.

Campeonato Goiano

  • Itumbiara - 2008

O time comandado por Paulo César Gusmão fez história em 2008 ao conquistar o título estadual inédito. Contra o Goiás, no Serra Dourada, o Itumbiara aplicou 3 a 0 nos mandantes para levantar a taça.

Campeonato Pernambucano

  • Salgueiro - 2020

O título do Salgueiro em 2020 foi o primeiro de um time do interior de Pernambuco. Na final, dois empates levaram a decisão para os pênaltis. E o Salgueiro levou a melhor nas cobranças, no estádio do Arruda, e levantou a taça.

Compartilhe  

últimas notícias