Diário de São Paulo
Siga-nos

A 100 dias das Paralimpíadas, Brasil tem 175 atletas confirmados e busca 100º ouro

A contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos chega ao marco de 100 dias neste domingo. A delegação brasileira deve reunir 230 competidores de 20

paralimpiadas
paralimpiadas

Redação Publicado em 15/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h01


Delegação brasileira deve chegar aos 230 atletas em 20 modalidades, o Comitê Paralímpico Brasileiro estabeleceu o TOP 10 como meta

A contagem regressiva para os Jogos Paralímpicos chega ao marco de 100 dias neste domingo. A delegação brasileira deve reunir 230 competidores de 20 modalidades. Até o momento, 175 atletas já foram confirmados. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu o TOP 10 como meta e ainda almeja alcançar a centésima medalha de ouro – faltam apenas treze para atingir os três dígitos.

Faltam 100 dias para os jogos paralímpicos de Tóquio

– Eu acho que já colaborei bastante com o comitê nesse quesito [conquista de medalhas de ouro], mas é uma meta muito bacana, eu acho que será incrível se a gente conseguir alcançar esse marco de 100 medalhas – disse Daniel Dias, dono de 14 ouros paralímpicos.

O Brasil vai desembarcar em Tóquio com um grupo bastante diverso no quesito experiência. Nas piscinas, destaque para as últimas braçadas de Daniel Dias, maior medalhista paralímpico do país. O nadador anunciou que vai se apostar após a competição. Entre os estreantes, a campeã mundial Débora Menezes busca o primeiro ouro do parataekwondo no debut da modalidade em Paralimpíadas.

Total de medalhas do Brasil em Paralimpíadas
ouro: 87prata: 112bronze: 102
Fonte: CPB

A paulista Débora Menezes conquistou a vaga em fevereiro de 2019, quando subiu ao lugar mais alto do pódio no Mundial de Antalya, na Turquia. Para comemorar e eternizar o feito, ela fez uma tatuagem da logomarca dos Jogos Tóquio 2020 na mão esquerda.

– Eu quis deixar registrada, como deixei registrada a de Lima [tatuagem feita em 2019, após os Jogos Parapan-americanos]. São poucos atletas que chegam lá, né? Então, é algo extraordinário e para poucos – comentou Débora.

A parte difícil não foi aguentar a dor das agulhas, mas controlar a ansiedade para a estreia olhando o símbolo todos os dias.

– O nível de ansiedade está em 1000%, quero que chegue logo – revelou a lutadora.

Débora Menezes eternizou a classificação para Tóquio 2020 na pele — Foto: Reprodução

Débora Menezes eternizou a classificação para Tóquio 2020 na pele — Foto: Reprodução

Na sexta-feira, um grande passo foi dado para tranquilizar os atletas paralímpicos, que fazem parte do grupo de risco para a Covid-19: a vacinação. Em diversas oportunidades, o presidente do CPB, Mizael Conrado, afirmou que a imunização era essencial para a segurança da delegação rumo a Tóquio.

– Tivemos um ganho em todos os aspectos. A cada atleta vacinado mais duas vacinas serão integradas ao Plano Nacional de Imunização – comemorou o presidente.

A Paralimpíada deve reunir 4,4 mil atletas em busca por uma medalha nas 22 modalidades do programa. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 24 de agosto. A lista completa dos atletas convocados pelo CPB deve ser divulgada até julho.

Confira a lista das vagas confirmadas até o momento:

Futebol de 5 – 10 atletas
Goalball 12 atletas (feminino e masculino)
Vôlei sentado – 24 atletas (feminino e masculino)
Ciclismo – 2 atletas
Canoagem – 4 atletas
Remo – 3 atletas
Parataekwondo – 3 atletas
Hipismo – 2 atletas
Tiro – 1 atleta
Atletismo – 54 atletas
Natação – 35 atletas
Bocha – 10 atletas
Tiro com arco – 5 atletas
Tênis de mesa – 10 atletas
Nomes já definidos: Bruna Alexandre, Cátia Oliveira, Lethícia Lacerda, Israel Stroh, Welder Knaf, Joyce Oliveira, Danielle Rauen, Paulo Salmin, Luiz Manara e Carlos Carbinatti.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias