Diário de São Paulo
Siga-nos
Novidade!

WhatsApp lança novo recurso de transcrição de áudio; veja como funciona

A ferramenta já começou a ser disponibilizada para alguns usuários

WhatsApp lança novo recurso de transcrição de áudio; veja como funciona - Imagem: reprodução Canva
WhatsApp lança novo recurso de transcrição de áudio; veja como funciona - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 28/04/2023, às 16h02


Desde a última quarta-feira (26), alguns usuários do WhatsApp relatam que estão recebendo áudios com transcrição automática embaixo. A ferramenta de legenda de áudio é elaborada pela empresa desde 2021 e, em fevereiro deste ano, foi confirmado que o recurso estava em fase de testes.

De acordo com o Estado de Minas, a empresa afirmou que a ferramenta é uma forma de otimizar o tempo e garantir que a comunicação seja adaptada, caso um dos integrantes da conversa não possa ou não queira ouvir os áudios.

Nas redes sociais, quem já tem acesso à funcionalidade conta que a transcrição aparece logo abaixo do áudio e que o texto muda de cor quando está sendo reproduzido, para que o usuário acompanhe os dois simultaneamente.

Veja abaixo:

print-legenda-audio-wpp
Print nova funcionalidade do WhatsApp / Imagem: reprodução Twitter

Vale citar que, como ainda está em fase de testes, a transcrição não é perfeita, mas pode ao menos ajudar a entender o contexto da fala para não interromper a conversa.

Além disso, sobre a data em que a função deve estar disponível, o WhatsApp ainda não se manifestou. Mas é possível que a liberação aconteça de forma gradativa para usuários do app para Android e iOS - Web e Desktop ainda estão de fora. 

Compartilhe  

últimas notícias