Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Sônia Bridi se emociona ao visitar os yanomamis em crise humanitária e chama caso de “Holocausto”

A repórter deu depoimento sobre suas experiências em programa "Encontro"

Sônia Bridi no programa "Encontro" (TV Globo) - Imagem: reprodução/Facebook
Sônia Bridi no programa "Encontro" (TV Globo) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 31/01/2023, às 18h33


A repórter Sônia Bridi deu o que falar recentemente após produzir uma reportagem especial para o programa Fantástico (TV Globo) sobre a crise humanitária que os indígenas yanomami enfrentam.

Nesta terça-feira (31), a renomada jornalista deu um depoimento no “Encontro”, onde detalhou os desafios da cobertura jornalística e o drama vivido pelos indígenas.

Sônia afirmou que sentiu "muita raiva" ao visitar a aldeia yanomami, especialmente por se tratar de um problema que não é levado a sério pelo poder público e os demais cidadãos.

:"Uma raiva tremenda de a gente estar acompanhando esse caso há bastante tempo, tem anos".

A repórter também lembrou uma reportagem produzida pelo Fantástico em 2021 sobre a mesma problemática, mas pontuou que a situação dos yanomami ainda não era tão grave.

“E não houve reação por parte do governo. Eu estava tentando entrar na terra yanonami há muito tempo, mas não tinha segurança para entrar. Como entrar em um território tomado por bandidos?”, questionou Sônia, com indignação.

A jornalista afirmou que o caso mostra a enorme fragilidade e precariedade que os yanomamis enfrentam, que nem as equipes de saúde conseguiam chegar ao local.

"Cadê a ação para impedir que isso continuasse acontecendo? Pelo contrário, houve incentivo ao garimpo", declarou.

E acrescentou: “Ali, você sente uma tristeza tremenda, mas também uma revolta, uma indignação, de ver que se permitiu que fosse feito isso no nosso tempo. Parecia cenas do holocausto”.

Compartilhe  

últimas notícias