Diário de São Paulo
Siga-nos
Musk X Robôs

Restrição no Twitter: Usuários não verificados terão acesso limitado a 600 tuítes por dia

Medida de limitação acontece em resposta à preocupação com a coleta intensiva de informações por robôs

Elon Musk. - Imagem: Reprodução | Bloomberg/Nathan Laine
Elon Musk. - Imagem: Reprodução | Bloomberg/Nathan Laine

Marina Roveda Publicado em 02/07/2023, às 10h39


O Twitter anunciou a implementação de um limite temporário para a leitura de posts na plataforma, como forma de lidar com os "níveis extremos" de extração de dados. A decisão veio após Elon Musk, bilionário e CEOda Tesla, afirmar que robôs treinados estavam coletando informações em larga escala, afetando o desempenho dos sites. O ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI, foi mencionado como um exemplo desse tipo de robô.

A partir de agora, os usuários terão os seguintes limites estabelecidos pelo Twitter:

  • Contas verificadas: leitura de até 6 mil posts por dia;
  • Contas não verificadas: leitura de até 600 posts por dia;
  • Contas novas não verificadas: leitura de até 300 posts por dia.

Nos últimos meses, Elon Musk tem criticado cada vez mais empresas que utilizam robôs para coletar dados. Em dezembro, ele acusou a OpenAI de utilizar informações do Twitter para treinar seus modelos de inteligência artificial.

"Tomaremos medidas legais contra aqueles que roubaram nossos dados e esperamos vê-los no tribunal, o que, otimisticamente, ocorrerá em 2 ou 3 anos", afirmou Musk em declaração à Reuters.

Em abril, o empresário também acusou a Microsoft, que fez um grande investimento na OpenAI, de desenvolver seus robôs usando dados do Twitter de forma ilegal. "Hora do processo", escreveu Musk em suas redes sociais.

Na sexta-feira (30), Musk anunciou que o Twittertambém restringiria a visualização de tuítes apenas para usuários logados, como forma de evitar a extração de dados que, segundo ele, estava sendo feita por centenas de organizações.

"Estávamos tendo tantos dados roubados que isso estava se tornando um serviço degradante para os usuários normais", afirmou o bilionário.

Os robôs têm causado prejuízos para os sites, já que cada acesso, seja por uma pessoa ou um robô, consome a capacidade dos servidores para exibir as páginas. No caso da extração de dados, esses acessos ocorrem em uma escala muito maior, aumentando os custos de infraestrutura das plataformas.

Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks, explicou que os robôs percorrem o conteúdo das redes sociais para realizar a raspagem de dados, de maneira semelhante ao que os sites de busca fazem para indexar o conteúdo. Ele ressaltou a importância de reforçar a proteção contra essa extração não autorizada.

Musk também mencionou a "manipulação do sistema" no Twitter, que pode se referir a práticas como spam e atividades inautênticas, como seguidores e curtidas falsas.

Ayub acrescentou que o Twitter poderia adotar mecanismos para separar humanos de máquinas na internet, como solicitar que os usuários digitassem letras distorcidas em uma imagem ou identificassem objetos, a fim de comprovar que são humanos autorizados a prosseguir.

Até o momento, o Twitternão divulgou mudanças nesse sentido desde o anúncio do limite. Contas que desejarem acessar até 6 mil tuítes por dia deverão ter o selo de verificação de relevância ou assinar o Twitter Blue, a versão paga da rede social, ao custo de R$ 42 por mês.

Compartilhe