Diário de São Paulo
Siga-nos
Fenômeno raro

MISTÉRIO - anel vermelho gigante é flagrado no céu; veja vídeo

O fenômeno durou apenas alguns milissegundos, mas flagrado por um fotógrafo de natureza

MISTÉRIO - anel vermelho gigante é flagrado no céu; veja vídeo - Imagem: reprodução redes sociais
MISTÉRIO - anel vermelho gigante é flagrado no céu; veja vídeo - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 06/04/2023, às 11h26


No último dia 27 de março, um estranho anel vermelho gigante brilhou no céu de Possagno, no norte da Itália, por apenas alguns milissegundos. O fenômeno passou despercebido pela maioria das pessoas, mas foi suficiente para ser flagrado pelas lentes habilidosas do fotógrafo de natureza Valter Binotto.

Apesar de não parecer, a enorme luz na verdade estava bem distante da cidade, mas o seu diâmetro de mais de 300 quilômetros, combinado com a perspectiva da foto, fez parecer que o evento ocorreu ali, bem acima.

O profissional compartilhou o registro na última quarta-feira (5) em seu perfil no Instagram, e na legenda da publicação, conta que captou a imagem às 21h43 do horário local, de sua própria casa em Possagno.

Confira abaixo:

O que é esse anel vermelho?

De acordo com a Revista Galileu, o fenômeno que originou o anel é conhecido como Elve (abreviação em inglês para "Emissões de Luz e Perturbações de Frequência Muito Baixa devido a Fontes de Pulsos Eletromagnéticos").

Conforme explica Valter Binotto, Elve é um tipo de sprite, descoberto em 1990 por câmeras a bordo de um ônibus espacial da Nasa, que se forma acima de tempestades com raios muito poderosos.

A Organização Metereológica Mundialdefine sprite como uma "descarga elétrica em grande escala que ocorre na atmosfera a cerca de 50 a 90 km, acima de grandes sistemas de tempestades". Normalmente, isso é visto apenas do espaço, como aconteceu em 2021 na ISS, mas nesse caso ele foi grande o suficiente para ser visto da Terra.

Compartilhe  

últimas notícias