Diário de São Paulo
Siga-nos
Processo

Jornalista famosa abre processo milionário contra a Globo e acusa emissora de 'etarismo'

A repórter disse que sofreu preconceito por conta da idade

Jornalista abre processo milionário contra a Globo e acusa emissora de 'etarismo' - Imagem: reprodução
Jornalista abre processo milionário contra a Globo e acusa emissora de 'etarismo' - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 31/03/2023, às 12h24


Em mais uma polêmica, agora a Globo é acusada por uma antiga jornalista da casa de preconceito pela idade. A ex-repórter do SPTV foi demitida em 2021, logo depois de retornar de um afastamento por questões de saúde, depois de 21 anos de empresa.

Na ação contra a emissora, a repórter Veruska Donato, de 50 anos, afirmou que foi barrada de participar de um podcast por conta de sua idade. Além disso, ela também alegou que em determinado momento recebeu comentários gordofóbicos.

No processo contra a emissora, a jornalista pede uma indenização de R$ 13 milhões.

veruska-processo-globo
Veruska Donato trabalhou como repórter de jornais da Globo durante 21 anos. Ela foi demitida em 2021. Imagem: reprodução

Em seu depoimento, dado na última segunda-feira (27), ao qual o portal Notícias da TV teve acesso, a jornalista cita uma conversa que teve com Mariano Boni, então chefe de Redação de Jornalismo de São Paulo, em 2009. De acordo com a profisisonal, ele implicado com o seu peso e recomendado que ela emagrecesse, pois estaria estranha no vídeo.

Veruska também relatou que outros funcionários que estavam abaixo de Boni na hierarquia da redação também comentavam sobre o seu peso e diziam que ela precisava se encaixar no padrão.

A jornalista, que atualmente trabalha como âncora na Record do Mato Grosso do Sul, também citou que, em 2021, um outro episódio marcou a sua trajetória na empresa. À época, Veruska gravaria um podcast na Globo com um outro colega, mas teria sido vetada.

De acordo com ela, Ana Escalada, atual diretora de Jornalismo da Globo em São Paulo, teria dito que "podcast é coisa para jovem".

Veruska Donato, na época com 48 anos, disse que se sentiu preterida e discriminada por conta de sua idade. Porém, mesmo contrariada, a jornalista seguiu como repórter dos jornais locais da emissora até ser demitida.

Conflito de versões

Algumas pessoas que ainda atuam na emissora e ficaram sabendo do depoimento de Veruska ficaram bem incomodadas com o relato, principalmente do podcast. Elas alegam que a idade está longe de ser um fator determinante para conseguir alcançar os objetivos nesse quesito.

Renata Lo Prete, de 58 anos, âncora do Jornal da Globo, foi uma das criadoras do programa 'O Assunto', o podcast de notícias mais ouvido do país. Atualmente, o programa é comandado por Natuza Nery, que tem a mesma idade de Veruska.

Compartilhe  

últimas notícias