Diário de São Paulo
Siga-nos

Intervenções simples no saneamento básico melhoram qualidade de vida de famílias de baixa renda, afirma relatório

Intervenções como instalação de vaso sanitário, troca de pia e impermeabilização das paredes podem aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de famílias

Intervenções simples no saneamento básico melhoram qualidade de vida de famílias de baixa renda, afirma relatório - Imagem: Divulgação / Habitat Brasil
Intervenções simples no saneamento básico melhoram qualidade de vida de famílias de baixa renda, afirma relatório - Imagem: Divulgação / Habitat Brasil

Marina Roveda Publicado em 17/10/2023, às 07h48


De acordo com um relatório da organização Habitat Para a Humanidade, intervenções simples relacionadas ao saneamento básico e à higiene têm o potencial de aumentar significativamente o bem-estar e a qualidade de vida de famílias de baixa renda. O estudo se baseou na percepção dos beneficiários de seu programa de melhorias habitacionais, realizado em 2022, que atendeu 243 famílias nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com foco no estado de São Paulo.

As intervenções incluíram a troca de portas, a abertura de janelas, reparos em fiações elétricas e sistemas hidráulicos, e revestimento de pisos e paredes, entre outras. Algumas dessas intervenções tinham como objetivo tornar as casas mais acolhedoras e aconchegantes.

De acordo com os moradores beneficiados, essas mudanças tiveram os seguintes impactos em suas vidas:

  • 98% relataram melhora na autoestima;
  • 96% notaram aumento da privacidade;
  • 97% sentiram que o conforto de suas casas aumentou;
  • 89% disseram que suas casas ficaram mais seguras;
  • 81% afirmaram que houve melhoria no bem-estar de suas famílias.

Além disso, das 170 famílias que tinham um ou mais membros com doenças respiratórias, a maioria relatou uma diminuição na frequência e intensidade dos sintomas após as intervenções realizadas.

As melhorias habitacionais foram consideradas fundamentais para oferecer oportunidades aos beneficiários, uma vez que proporcionaram condições básicas para estudar, trabalhar e socializar.

O arquiteto e urbanista Kazuo Nakano, especialista em questões habitacionais, destaca a importância dessas intervenções. Ele afirma que o ambiente de moradia é crucial para a saúde física e mental das pessoas, influenciando seus hábitos de higiene e organização pessoal. Esses resultados têm orientado políticas públicas voltadas para pessoas em situação de rua, com foco na melhoria das condições de moradia para melhorar a qualidade de vida, cuidados com a saúde e inserção no mercado de trabalho.

A diretora executiva da Habitat Brasil, Socorro Leite, enfatizou para o portal g1 que moradias adequadas são essenciais para uma vida digna, proporcionando saneamento, privacidade, segurança, conforto e condições mínimas para viver e morar. A organização continua seu trabalho para melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda por meio de intervenções habitacionais significativas.

Compartilhe  

últimas notícias