Diário de São Paulo
Siga-nos
Luto

Ícone da televisão e da culinária, Palmirinha morre aos 91 anos em São Paulo

A 'vovó' dos brasileiros faleceu na manhã deste domingo (07)

"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20", disse o comunicado familiar - Imagem: reprodução/Twitter
"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20", disse o comunicado familiar - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 07/05/2023, às 16h32


Na manhã deste domingo (07), a televisão ficou um pouco mais triste. Ícone do mundo da culinária, Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como vovó Palmirinha, faleceu aos 91 anos no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP).

De acordo com informações da família reveladas em uma postagem do Instagram, a apresentadora, que estava internada desde o dia 11 de abril no mesmo centro de saúde, foi vítima de complicações de problemas renais crônicos. O anúncio foi feito no início da tarde deste domingo (07).

"A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril", começou a nota. 

"Exemplo de mãe que sempre batalhou para sustentar sua casa, dar educação e uma vida digna com qualidade para suas três filhas, Palmirinha é referência de mulher guerreira que também soube empreender e superar as dificuldades da vida".

Palmirinha deixa três filhas, seis netos e seis biesnetos. O velório da culinarista acontecerá na próxima segunda-feira (08) no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, das 9h00 às 17h00. Vale mencionar que parte da cerimônia poderá contar com a presença do público das 11h00 às 13h00.

O sepultamento, por sua vez, aceitará visitas apenas de amigos e familiares.

Carreira na televisão

Vovó Palmirinha, como ficou muito conhecida, fez suas grande estreia na televisão com seus 63 anos de idade, ao participar de uma reportagem mostrada por Silvia Poppovic, na Band, em 1994. Em seguida, ela recebeu um convite para o programa da Record 'Note e Anote', de Ana Maria Braga, onde ficou até 2007.

Palmirinha foi convidada para ter um quadro fixo na atração pela própria apresentadora do atual 'Mais Você' (Globo) justamente depois de fazer sua participação no programa de Silvia Poppovic e revelar sua história dramática: ela era vítima de agressões do marido.

"Me batia, sim. Eu estava sempre com o olho inchado, machucada, com roxos pelo corpo. Naquela época, tinha o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), e eu me matriculei para tentar terminar os estudos. Trabalhava durante o dia e estudava à noite. Quando eu chegava em casa, ele achava que eu estava em outro lugar e era aquele auê", contou em entrevista para a revista Veja em 2017.

Palmirinha, depois disso, foi convidada para fazer parte de duas atrações da Gazeta: 'Mulheres' e 'Pra Você'. Ela ficou na emissora por tanto tempo e fez tanto sucesso que até chegou a ganhar um programa próprio: o TV Cozinha.

Quando saiu da Gazeta, a apresentadora migrou para a TV fechada: comandou o Programa da Palmirinha, nos canais Bem Simples e Fox Life, até 2015. O último trabalho dela na televisão foi como jurada no reality 'Chef ao Pé do Ouvido', do canal GNT.

Compartilhe  

últimas notícias