Diário de São Paulo
Siga-nos
Cultura em luto

Fotos revelam como ficou o quarto de Zé Celso após incêndio que tirou sua vida

O dramaturgo morreu na última quinta-feira (06)

Fotos revelam como ficou o quarto de Zé Celso depois do incêndio - Imagem: reprodução
Fotos revelam como ficou o quarto de Zé Celso depois do incêndio - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 07/07/2023, às 10h01


Concluído na última quarta-feira (05), o laudo do Instituto de Criminalística apontou que o aquecedor do apartamento do dramaturgo Zé Celso pode ter iniciado o fogo que matou o diretor.

José Celso Martinez Corrêa, morreu na quinta-feira (06), aos 86 anos, vítima dos ferimentos causados pelo incêndio em seu apartamento no bairro do Paraíso, na zona sul de São Paulo.

Segundo a conclusão do perito Fábio André Massa, não foi possível identificar a causa, mas análises "levaram o relator a admitir como viável a possibilidade" de o incêndio ter sido causado pelo aquecedor em contato com tecido, espuma ou madeira.

Fotos do laudo mostram como ficou o estado do quarto de Zé Celso, apontado como o cômodo mais afetado pelas chamas. O diretor e dramaturgo dormia no local no momento em que o fogo se alastrou.

"Em virtude do contato entre um corpo de capacidade ígnea (aquecedor), com materiais de fácil combustão que ali existiam."

Em nota, a prefeitura informou que a análise técnica da Defesa Civil não encontrou danos na estrutura do edifício, mas as unidades 62 e 63 [de Zé Celso e a ao lado] permanecem interditadas.

ze-celso-incendio
Fotos capturadas pelo Instituto de Criminalística mostram o resultado das chamas no quarto de Zé Celso. Imagem: reprodução
ze-celso-fogo
O diretor e criador do Teatro Oficina faleceu em decorrência dos ferimentos causados pelas chamas. Imagem: reprodução

"Para a desinterdição, os apartamentos devem ter a salubridade restaurada por meio de obras, devidamente orientadas por técnico da área, engenheiro ou arquiteto."

Segundo informações do g1, testemunhas informaram no boletim de ocorrência que alguma peça de roupa pode ter atingido o aquecedor. Uma situação semelhante aconteceu há cerca de três anos, mas na época o fogo foi contido e não houve danos.

Zé Celso teve queimaduras nos membros superiores, inferiores e no rosto. De acordo com o boletim de ocorrência, José Celso morava no apartamento que pegou fogo, e na unidade ao lado, vive o marido Marcelo Drummond. Os apartamentos são autônomos, mas conectados por uma porta. Os amigos de Zé Celso Ricardo Bittencourt e Victor Rosa também moram nesses dois apartamentos e foram socorridos pelos bombeiros.

Fotos dos cômodos mostram que partes das paredes se soltaram e o quarto ficou praticamente todo destruído. Um ventilador no teto também derreteu.

Compartilhe  

últimas notícias