Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Ex TV Globo revela ter sido vítima de abuso sexual brutal; saiba detalhes

A atriz contou o trauma que afetou, por muitos anos, a sua vida profissional e pessoal

Ex TV Globo revela ter sido vítima de abuso sexual brutal; saiba detalhes - Imagem: Reprodução/Instagram
Ex TV Globo revela ter sido vítima de abuso sexual brutal; saiba detalhes - Imagem: Reprodução/Instagram

Manoela Cardozo Publicado em 27/05/2024, às 13h03


Helga Nemetik, ex-atriz da TV Globo, recentemente decidiu romper o silêncio sobre um trauma profundo de sua infância: ela foi vítima de abuso sexual.

De acordo com informações do Metrópoles, conhecida por seu papel na novela 'Nos Tempos do Imperador', Helga detalhou o impacto devastador que o abuso teve em sua vida pessoal e profissional durante anos.

“Fui descobrindo que esses gatilhos e traumas decorriam do abuso que sofri. E eu sempre achei que lidava bem com isso. Achava que a culpa era minha, porque é isso que acontece com as vítimas de abuso”, disse.

Ela compartilhou sua história na peça de teatro 'Não conta pra ninguém', que estreará no dia 07 de junho no Sesi da Avenida Paulista, em São Paulo. Nemetik revelou que o abuso resultou em graves problemas psicológicos, pois ela manteve o incidente em segredo por muito tempo.

“Então, durante toda a minha adolescência e primeira fase adulta, aquilo ficou esquecido e adormecido porque eu achava que a culpa era minha. Depois dos 35 anos, comecei a sofrer as consequências, porque o corpo guarda as marcas dos pensamentos e das emoções”, explicou.

No entanto, ao transformar essa dor em arte, ela encontrou uma forma de ressignificar sua experiência traumática: “Está sendo muito gratificante e ao mesmo tempo doloroso. Porque mexer nessas feridas é uma coisa que a gente precisa ter muito cuidado. Mas falar sobre isso e contar a minha história, obviamente com um pouco de ficção, pode não curar, mas de certa forma vai fazer com que eu comece a sublimar”.

Como cantora e atriz, Helga utilizou sua plataforma para enfatizar a importância de falar sobre assédio e abuso sexual, encorajando outras mulheres a denunciarem seus agressores. Ela destacou a necessidade de compartilhar essas experiências para dar visibilidade ao problema e incentivar outras vítimas a procurarem justiça e apoio.

Nemetik também reconheceu que poucas pessoas têm a coragem de admitir que sofreram abuso sexual, sublinhando a necessidade de mais abertura e suporte para as vítimas. Ao contar sua história, Helga Nemetik busca não apenas sua própria cura, mas também deseja inspirar e apoiar outras mulheres que enfrentam situações semelhantes, promovendo um ambiente onde o silêncio sobre abusos seja quebrado e a justiça possa prevalecer.

“As pessoas estão mais acostumadas a me ver cantando em programas de música, musicais e comédias. Eu adoro fazer, mas preciso mostrar que a minha arte não é só isso. Ela também é uma arte que denuncia, que tem força dramática e que usa o teatro como um instrumento político e social”, concluiu.

Compartilhe  

últimas notícias