Diário de São Paulo
Siga-nos
Black Friday

Confira algumas dicas para pesquisar os melhores preços nessa Black Friday

A Black Friday acontece no próximo dia 24 de novembro onde promete descontos em produto como celulares, televisores e eletrodomésticos

A Black Friday acontece no próximo dia 24 de novembro onde promete descontos em produto como celulares, televisores e eletrodomésticos - Imagem: Reprodução/Freepik
A Black Friday acontece no próximo dia 24 de novembro onde promete descontos em produto como celulares, televisores e eletrodomésticos - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 16/11/2023, às 13h02


A Black Friday acontece no próximo dia 24 de novembro e é uma data aguardada pelos brasileiros por prometer descontos em produto como celulares, televisores e eletrodomésticos.

Segundo o G1, o problema é que os preços, nem sempre, valem a pena e costumam acontecer denúncias de lojas que aumentam o valor de um produto para assim, aplicar uma "oferta" que o devolve ao custo original.

Para não cair nessas ciladas, as dicas são não se deixar levar pelos anúncios, comparar ofertas de lojas diferentes e tentar sempre analisar se o preço apresentado faz sentido para o seu bolso.

Comece a pesquisar agora

É recomendado que o comprador comece a pesquisar o quanto antes para poder ter uma noção dos preços.

Não há tabelamento no Brasil e, por isso, é ainda mais importante conhecer os valores médios", disse o Procon-SP, quando foi procurado pelo Guia de Compras do G1.

As lojas podem fazer o que a gente chama de ‘metade do dobro do valor’, onde elas aumentam e então dão um ‘desconto’ de 50%. Isso aconteceu muito em 2022”, informou Ulysses Reis, professor e coordenador de varejo da FGV.

O Procon afirmou que a prática é abusiva.

O consumidor pode denunciar ao Procon. É fundamental apresentar documentos demonstrando essa prática, como um print das telas com as informações da alteração do preço", comentou a fundação.

Compare as ofertas

A consulta poderá ser feita por conta própria, diretamente nos sites das lojas, ou com o auxílio de buscadores especializados.

A vantagem dos buscadores é que te permitem fazer uma pesquisa muito mais ampla. Eles comparam preços em lojas diferentes e alguns mostram a evolução do preço ao longo do tempo", explicou Reis.

Por exemplo, um PlayStation 5, custava por volta de R$4.000 em meados de novembro, mas um buscador informava que, no mês de junho, seu preço era de R$3.300.

Algumas das principais ferramentas de busca disponíveis na internet são:

  • BondFaro;
  • Buscapé;
  • Comparaí;
  • Google Shopping;
  • JáCotei;
  • Zoom.

Vale relembrar que, essas estratégia funciona melhor para produtos que seguem uma padronização, como eletrônicos e eletrodomésticos. Outros, como roupas, são difíceis de comparar, já que cada loja produz modelos diferentes.

Planeje-se

Mesmo se, após a pesquisa, o preço for realmente atrativo, preste atenção em outros detalhes antes de finalizar a compra para garantir que a transação é segura.

É importante analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação. Verifique se o perfil possui reclamações (se não houver comentários, desconfie) e dê preferência a fornecedores que informam canais de atendimento, CNPJ e endereço físico", informou o Procon.

Por fim, avalie se o produto, mesmo que em oferta, realmente caiba no seu orçamento e se é realmente uma necessidade.

Esses períodos comemorativos, como Black Friday e Natal, são momentos em que as pessoas deveriam listar o que elas querem comprar.Não compre impulsivamente, pois você pode se arrepender e pagar demais, ou pagar pouco por um produto ruim", completou Reis.
Compartilhe  

últimas notícias