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24 de novembro

Consumidores brasileiros preveem gastos de até R$1.000 na Black Friday, revela estudo

Produtos mais desejados incluem vestuário (48%), eletrônicos (44%) e eletrodomésticos (42%)

Black Friday. - Imagem: Reprodução | TV Integração
Black Friday. - Imagem: Reprodução | TV Integração

Marina Roveda Publicado em 13/11/2023, às 08h05


Com a proximidade da Black Friday 2023, os consumidores brasileiros estão otimistas e planejando aproveitar as ofertas, revela o estudo "Black Friday no varejo brasileiro" – 6ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a PiniOn. A pesquisa, que entrevistou 703 consumidores em todo o país, apresenta uma visão abrangente dos hábitos de compra e das intenções dos consumidores em relação à Black Friday.

Segundo o estudo, 85% dos entrevistados pretendem aproveitar alguma oferta antes mesmo da data oficial da Black Friday. Além disso, 92% dos consumidores declaram que se planejam para as promoções, enquanto impressionantes 97% afirmam que vão pesquisar produtos e preços antes de efetuar suas compras.

Em relação ao orçamento para a Black Friday, 67% dos participantes estão dispostos a gastar até R$1.000. O estudo também destaca que, diante dos altos preços enfrentados pelo país devido à pandemia, a Black Friday é vista como uma oportunidade para realizar compras, o que contribui para a animação e otimismo dos consumidores.

A pesquisa revela que aproximadamente 71% das compras feitas durante a Black Friday serão destinadas a presentes de Natal e final de ano. Os produtos mais desejados pelos consumidores são vestuário (48%), eletrônicos (44%) e eletrodomésticos (42%).

Embora 72% concordem que a Black Friday é uma oportunidade para encontrar produtos de coleções anteriores ou fora de linha, 63% acreditam que também encontrarão produtos de lançamento. A Black Friday está consolidada no Brasil, e a confiança nas promoções dessa data é compartilhada por 83% dos entrevistados.

Quanto ao processo de compra, o canal online se destaca, sendo a principal fonte de pesquisa de preços para 97% dos consumidores. Os sites das próprias lojas (57%), sites de busca (54%) e redes sociais (49%) são os principais meios de pesquisa. O e-commerce também se destaca no momento da compra, com 51% dos entrevistados indicando que pretendem comprar online, enquanto apenas 16% optam por lojas físicas, e 34% planejam comprar em ambos os formatos.

Eduardo Terra, Presidente da SBVC, comenta: "Teremos uma Black Friday com um pouco mais de otimismo, o consumidor com uma intenção maior de compra, muita pesquisa antes de comprar e um varejo que utiliza diversas ferramentas digitais para atrair e reter um novo público."

Metodologia:

A pesquisa entrevistou 703 consumidores em todo o país, visando quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação à Black Friday, com o objetivo de entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.

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