Diário de São Paulo
Siga-nos
BLOQUEIO DO X

Confira a lista de países onde o X, antigo Twitter, é bloqueado

O X (antigo Twitter) é bloqueado em pelo menos seis países

O X (antigo Twitter) é bloqueado em pelo menos seis países - Imagem: Reprodução/Freepik
O X (antigo Twitter) é bloqueado em pelo menos seis países - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 09/04/2024, às 11h30


No último domingo (7), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e abriu um inquérito contra o bilionário Elon Musk, dono do X, antigo Twitter, por crimes de obstrução de Justiça, inclusiva organização criminosa e inicitação ao crime. O magistrado ainda determinou que a inclusão de Musk no inquérito das chamadas milícias digitais por, em tese, "dolosa instrumentalização criminosa" da rede social X.

De acordo com a CNN, a decisão de Alexandre de Moraes desencadeou uma repercussão mundial sobre o caso, após Musk classificar como "violações à lei brasileira".

Pela decisão do ministro, o X não pode desobedecer qualquer ordem judicial já determinada, inclusive as que impedem a reativação de perfis bloqueados pelo STF ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em caso de descumprimento, a empresa pode sofrer uma multa diária de 100 mil reais por perfil.

Conheça os países onde o X já é bloqueado:

China

Na China, o acesso ao X, antigo Twitter, foi bloqueado em 2009, pouco antes do 20º aniversário da sangrenta repressão na Praça Tiananmen, a Praça da Paz Celestial.

O acesso no provedor Hotmail também foi bloqueado em 2009.

A China mantém uma vigilância constante da internet, inclusive das redes sociais chinesas.

Miamar

O regime militar de Mianmar expandiu a repressão das ruas para internet ao tomar o poder em fevereiro de 2021.

O golpe de Estado, o Ministério dos Transportes e Comunicações de Mianmar ordenou que os provedores de internet bloqueassem o acesso ao X, na época Twitter, Instagram e o Facebook.

Na ocasião, o Twitter disse em nota que estava "profundamente preocupado" com o pedido.

Irã 

O Twitter e o Facebook foram banidos no Irã desde 2009, quando a população tomou as ruas em protestos que ficaram conhecidos como a Revolução Verde. 

Já em 2013, por um erro técnico, as duas redes sociais tiveram os bloqueios suspensos, mas voltaram a ser banidas horas depois.

Segundo a plataforma, o Irã continua a bloquear o acesso ao X a usuários comuns.

Coreia do Norte

Segundo a agência de notícias patrocinada pelo governo dos Estados Unidos, Voz da América, a Coreia do Norte anunciou oficialmente em 1º de abril de 2016 que bloqueou websites como YouTube, Facebook, Twitter, a Voz da América e vários outros sites de mídia sul-coreanas.

O país disse, ainda, que sites de jogos, "sexo e sites adultos" foram bloqueados. Poucos norte-coreanos têm acesso à Internet, porém antes, moradores estrangeiros e visitantes conseguem acessar páginas da web com quase nenhuma restrição.

Rússia

A Rússia anunciou, em março de 2022, o bloqueio do Twitter e das plataformas da Meta, empresa dona do Facebook e do Instagram. O bloqueio ocorreu após o início da guerra contra a Ucrânia, em fevereiro do mesmo ano.

Turcomenistão

Sendo um país da Ásia Central, que faz fronteira com o Cazaquistão, o Afeganistão, o Irã e o Uzbequistão, o governo tem um controle rigoroso de toda imprensa e da internet. Os cidadãos não possuem acesso a fontes de informação mundiais na web e correm o risco de serem multados se tentarem usar acesso via VPN.

Compartilhe  

últimas notícias