Diário de São Paulo
Siga-nos
Etarismo

Candidato a emprego recebe resposta 'debochada' de recrutadora e expõe empresa

Carlos Luchetti compartilhou o caso em seu LinkedIn e logo recebeu milhares de reações e comentários

Carlos Augusto Luchetti recebeu resposta surpreendente de recrutadora - Imagem: reprodução Linkedin
Carlos Augusto Luchetti recebeu resposta surpreendente de recrutadora - Imagem: reprodução Linkedin

Vitória Tedeschi Publicado em 05/09/2022, às 15h00


Um homem, que se candidatou à uma vaga de emprego,chamou a atenção ao divulgar um e-mail "sincero" que recebeu de uma recrutadora em Santa Catarina.

Aparentemente o caso poderia ser considerado como etarismo, discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade.

Carlos Augusto Luchetti Junior, de 45 anos, é natural de São Paulo, mora em Palhoça, na Grande Florianópolis, e está à procura de um emprego na região há aproximadamente um mês, após ter sido demitido da última empresa em que trabalhava.

print-publicacao-carlos-etarismo
Postagem viralizou em uma plataforma / Imagem: reprodução LinkedIn
Cancela, passou da idade", disse a profissional.

O candidato que manifestou interesse por uma vaga de emprego na Grande Florianópolis recebeu a resposta polêmica após enviar o currículo se candidatando a uma vaga sem limite de idade.

“Ontem (30/08/2022) a noite, mandei um currículo para uma vaga em uma empresa de recrutamento na região da Grande Florianópolis, mais preciso em São José. No qual, a descrição não possuía limite de idade, hoje pela tarde, recebo um e-mail da empresa, sem ao menos um boa tarde e da pior forma possível, ela fala para eu cancelar pois eu tinha passado da idade”, lamentou.

Na publicação, Carlos ainda afirma que não se sente 'velho', "pelo contrário, me sinto muito disposto para trabalhar, para quem fala que não existe discriminação de idade, está aí a prova", escreveu na publicação.

Em nota, a empresa que aparece na assinatura da recrutadora afirmou que o e-mail foi uma "mensagem descontextualizada" e que "gerou interpretação negativa e consequentemente indignação". A RHi informou também que repudia o fato, que chamou de "isolado" e que não compactua com tal atitude. 

Confira a nota da empresa na íntegra:

"A RHi se manifesta novamente sobre o ocorrido, que teve repercussão, para esclarecer os fatos.

A forma como o retorno chegou ao candidato jamais foi utilizada como abordagem direta de devolutiva em nossos processos seletivos, tanto como em nossa comunicação interna. Sabemos o quanto a mensagem descontextualizada gerou interpretação negativa e consequentemente indignação.

A linguagem foi totalmente inapropriada e equivocada e o termo “Cancela” era tão somente para sinalizar um equívoco de agendamento da entrevista com o candidato, uma vez que seu perfil era acima do desejado para a vaga que demandava um perfil júnior.

Imediatamente, após identificarmos o ocorrido entramos em contato com o candidato, os fatos foram esclarecidos e nos retratamos sobre essa situação a qual também repudiamos e que jamais irá se repetir. A RHi declara que esse único fato foi totalmente isolado e não compactua com tal atitude.

Estamos no mercado há 11 anos, onde já intermediamos mais de 5.000 contratações, auxiliando milhares de famílias ao acesso de oportunidades. Atendemos aos nossos clientes e candidatos sempre com ética, profissionalismo, respeito e inclusão social.

Medidas administrativas foram e estão sendo adotadas para o aprimoramento constante de nossos serviços".

Compartilhe  

últimas notícias