Diário de São Paulo
Siga-nos
Programação

5 beijos gays cortados propositalmente pela TV Globo

Os casos já faziam parte do roteiro e, muitas vezes, estavam até gravados entre os personagens

A Globo retirou, propositalmente, várias cenas amorosas entre casais do mesmo sexo. - Imagem: reprodução I UOL Splash
A Globo retirou, propositalmente, várias cenas amorosas entre casais do mesmo sexo. - Imagem: reprodução I UOL Splash

Juliane Moreti Publicado em 22/05/2023, às 14h19


No mês de maio de 2023, a Globo entrou em uma polêmica após cortar uma cena amorosa entre duas mulheres, Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman), na novela 'Vai na Fé', gerando um burburinho entre o público.

Nesse caso da novela, que é considerada gospel, a Globo justificou que ''toda novela está sujeita a edição'', e que o corte foi apenas ''uma rotina que atende às estratégias de programação artística''. 

Entretanto, essa não é a única vez que a emissora retirou, propositalmente, alguma reação entre casais do mesmo sexo, mesmo que o momento já esteja descrito no roteiro ou até mesmo gravado, conforme informações do portal Splash. Confira outros casos:

América 

O primeiro beijo que deveria ser exibido no canal aconteceria em 2005, entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro), mas a ''alta direção'' da Globo retirou a cena. No ano passado, inclusive, a trama foi inserida ao Globoplay, mas sem o beijo gay. 

Na época, a autora da novela, Gloria Perez, se manifestou à Folha, confirmando que a cena foi prevista para ser realizada, porém, ''a casa cortou'' ao ''considerar que não deveria ir até o fim''. 

''É claro que a emissora tem uma outra visão, vai considerar o público dela, analisar se aquilo é prejudicial ou não. Eu nem sequer perguntei, mas fiquei defendendo o beijo. Foram dois dias de defesa. Não é justo botar a responsabilidade na gente. Fizemos, e a casa decidiu que não era conveniente'', completou. 

beijo-gay-cortado-pela-globo-america
Beijo gay deveria ser exibido entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Imagem: reprodução I Splash 

Divulgação da Globoplay 

Clandestino

Em 2021, a emissora também não permitiu que fosse exibido um beijo apaixonante após um reencontro entre os personagens Hugo (Hugo Leão) e Fábio (Fábio Henriquez), que aconteceria no momento de um cumprimento. 

''Para contar esta história, a emissora utilizou os recursos artísticos que achou mais adequados, incluindo a edição da cena que representou o reencontro dos dois'', explicou a Globo. 

Apesar de tentar esconder essa cena, ela foi parar no Youtube por ter sido vazada. Ou seja, além de estar no roteiro, o momento foi gravado, entretanto, não passou para aprovação e muito menos se manteve na novela

Os Simpsons 

Apesar de parecer que a Globo comanda inteiramente somente novelas, não, nem as animações que serão exibidas na emissora fogem dos cortes.

Dessa vez, o momento mais romântico deveria acontecer entre os personagens animados Homer e Moe, em um dos episódios de 2011. 

A cena tinha mais de 1 minuto e fazia parte do contexto para que o público pudesse entender aquela aventura.

Entretanto, para a coluna Zapping, na época, a Globo informou que as cenas não foram mostradas devido à classificação indicativa do horário, que, para ''Os Simpsons'', era livre. 

homer-e-moe-beijo-gay
Imagem ilustrativa para mostrar os personagens Moe e Homer, que deveriam ter a cena de um beijo gay. Imagem: reprodução 

Império 

Já em 2014, a emissora já tinha exibido dois beijos gays, em ''Amor à vida'' e em ''Em Família''. Porém, a novela ''Império'' não escapou. 

Nesse caso, os personagens Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) se beijariam durante uma briga, mas a cena foi retirada. 

A Globo, então, alegou que o próprio autor narrativa, o chamado Aguinaldo Silva, cortou aquele momento entre dois homens. 

No entanto, na semana seguinte, houve um selinho entre os personagens e, por fim, na reta final da trama, os dois protagonizaram um beijo. 

beijo-gay-imperio
Selinho dado entre os personagens Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo). Imagem: reprodução I Splash 

Órfãos da Terra 

Outro episódio aconteceu entre duas mulheres, as personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon), em que a cena do beijo, apesar de gravada, foi cortada.

Inclusive, o momento romântico foi prometido pela própria emissora ao divulgar a sinopse da novela. Ao parar no Globoplay, chegou a ser exibido, mas também foi retirado logo depois.

Para justificar, a emissora disse que o corte foi uma decisão ''puramente artística''. 

beijo-entre-mulheres-cortado-pela-globo
Beijo gravado entre as personagens Valéria (Bia Arantes) e Camila (Anajú Dorigon). Imagem: reprodução I Splash 
Compartilhe  

últimas notícias