Diário de São Paulo
Siga-nos
Vestibular

Saiba tudo sobre o vestibular da rede pública

Todos os detalhes sobre o vestibular que permitirá o ingresso nas universidades estaduais paulistas

Saiba tudo sobre o vestibular da rede pública - Imagem: Reprodução Pexels
Saiba tudo sobre o vestibular da rede pública - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 01/10/2023, às 11h16


O governo de Tarcísio de Freitas divulgou tudo sobre o Provão Paulista, um novo estilo de vestibular que será aplicado nos alunos do ensino médio que possuirá avaliações durantes os três anos e o resultado irá ser usado para poder ingressar em universidades públicas a partir de 2024.

Segundo o Metrópoles, o exame será realizado em duas datas: 28 e 29 de novembro.

Todos os estudantes de rede publica estarão inscritos automaticamente para a prova, assim como os estudates de Etecs, e escolas que possuem aplicação da Usp, Unicamp e Unesp.

A Secretária da Educação também divulgou o número total de vagas por curso e quais serão em cada instituição.

No total, serão 15.369 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  •  1.500 para a USP;
  • 934 para a Unesp;
  • 325 para a Unicamp;
  • 2.620 vagas para a Univesp;
  • 10.000 vagas para as Fatecs.

Alunos de rede pública de outros estados que se interessarem pelo novo vestibular também podem se inscrever até a próxima sexta-feira (6), é só acessar o site clicado aqui. O exame será aplicado pela Fundação Vunesp.

 Para as áreas que normalmete são as mais procuradas serão disponibilizadas 558 vagas nas diversas áreas da engenharia, 89 vagas para direito, 67 para medicina e 33 para psicologia, ainda segundo o Metrópoles.

Todos os alunos inscritos terão a partir de 1º de novembro para escolherem o curso de sua preferência, logo o site para a opção será disponibilizado também pela Secretária de Educação.

Mesmo fazendo o Provão Paulista os alunos ainda poderão participar das seleções das quatro universidades e das Fatecs.

O Provão será realizado em dois dias, em 28 de novembro será o dia das questões de múltipla escolha da área de linguagens e ciências da natureza; enquanto no dia 29 de novembro será o dia das questões de exatas e ciências humanas. Toda a prova será impressa.

O vestibular será aplicado em todos os estudantes de ensino médio, da 1ª à 3ª séries. Ou seja, as notas dos três anos serão somadas e os melhores resultados garantirão vagas nas universidades estaduais.

Por isso, estudantes matriculados atualmente na 1ª série farão o provão em 2023, 2024 e 2025, aumentando assim, as chances de passar.

Compartilhe  

últimas notícias