A participação é realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Gabriela Thier Publicado em 23/01/2025, às 14h53
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 iniciam nesta sexta-feira (24), e se encerram às 23h59 do dia 28 de janeiro, conforme o horário de Brasília. A participação é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os candidatos devem possuir uma conta no portal digital do governo federal, o Gov.br, e efetuar o login utilizando seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
Requisitos para Inscrição
Para participar desta edição do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) estipula algumas condições. É imprescindível que o estudante tenha concluído o ensino médio e tenha participado das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2024 ou 2023. Além disso, é necessário obter uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas do exame e não ter zerado a redação.
Adicionalmente, os candidatos devem atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Importante ressaltar que os critérios de renda não se aplicam aos professores da rede pública concorrendo às vagas de licenciatura e pedagogia.
No ato da inscrição, o candidato deve escolher entre concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou às específicas para políticas afirmativas voltadas a pessoas com deficiência ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.
Conforme disposto no edital do Prouni para o primeiro semestre de 2025, candidatos que participaram do Enem 2024 na condição de treineiro — aqueles que realizaram o exame apenas para fins de autoavaliação sem ter concluído o ensino médio no ano anterior — não poderão se inscrever.
Leia também

Relembre a Lei Mariana Ferrer, criada após revolta com audiência do caso

Anac autoriza duas novas companhias aéreas internacionais a operar no Brasil

Incêndio destrói galpão de distribuidora de autopeças na Lapa, em São Paulo

Investigado por suposta falsificação de peças de luxo já foi denunciado pelo GAECO em caso de roubo de cargas

São Paulo entra em alerta para temporais, ventos fortes e queda brusca de temperatura

STF oficializa fim da aposentadoria compulsória como punição máxima para juízes

Influenciadora rebate críticas por namoro com ex-presidente da CBF 53 anos mais velho

Metrô de São Paulo distribui álbuns da Copa do Mundo e promove ação solidária com figurinhas repetidas

Torre Eiffel fecha as portas em meio a onda de calor histórica que castiga a França

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por envenenar ovo de Páscoa e matar crianças no Maranhão