Diário de São Paulo
Siga-nos
Enem

Enem 2024: alunos do Rio Grande do Sul ganham isenção e calendário especial

Medida visa auxiliar estudantes afetados pelas inundações

Enem 2024: alunos do Rio Grande do Sul ganham isenção e calendário especial - Imagem: Reprodução/Freepik
Enem 2024: alunos do Rio Grande do Sul ganham isenção e calendário especial - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 21/05/2024, às 15h36


O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última segunda-feira (20) medidas de apoio aos alunos do Rio Grande do Sul que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Em decorrência das inundações que atingiram o estado, todos os estudantes gaúchos estarão isentos da taxa de inscrição, mesmo aqueles que não se enquadram nos critérios regulares de isenção. Estima-se que cerca de 40 mil alunos serão beneficiados pela medida. A estimativa do impacto é de R$ 3,5 milhões, afirma o site do Governo Federal.

Ainda segundo o portal do Governo, além da isenção da taxa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também definiu um calendário especial de inscrição para os alunos do Rio Grande do Sul. As inscrições estarão abertas entre 27 de maio e 7 de junho. O calendário diferenciado visa atender às necessidades específicas dos estudantes gaúchos, que ainda se recuperam dos estragos causados pelas chuvas.

“Vamos aguardar um pouco como vai se comportar o quadro dos municípios afetados no Rio Grande do Sul para apresentar um calendário específico para os alunos daquele estado”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

“Nossas universidades e institutos federais seguem atuando na ajuda humanitária, assim como os hospitais universitários ligados ao MEC. Nós também flexibilizamos o calendário escolar, para dar mais tranquilidade aos estudantes, professores e gestores escolares, e estamos atentos aos ajustes de prazos e procedimentos de todos os nossos programas. Outra prioridade é o diagnóstico do impacto das enchentes nas escolas e redes de ensino, para que possamos direcionar esforços e recursos de acordo com cada realidade”, reforçou Santana.

Compartilhe  

últimas notícias