Diário de São Paulo
Siga-nos
Primeiro dia de Enem

ENEM 2023: veja os dados divulgados sobre desistências de candidatos e informações sobre o 2º dia

No primeiro dia os alunos realizaram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias

ENEM 2023: veja os dados divulgados sobre desistências de candidatos e informações sobre o segundo dia - Imagem: Reprodução Pexels
ENEM 2023: veja os dados divulgados sobre desistências de candidatos e informações sobre o segundo dia - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 06/11/2023, às 12h28


O primeiro dia de provas do Enemteve 28,1% dos candidatos inscritos no exame que não compareceram para realizá-lo, de acordo com a apuração de 98,3% dos dados deste ano. Considera-se esse nível estável ao observado no ano passado (28,3%), segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim, o MEC também concluiu que houve a presença de 71,9% dos candidatos nas provas de linguagens, ciências humanas e redação, aplicadas neste domingo (7).

O estado com maior desistências foi o Amazonas, com 44%, em segundo lugar, o Acre, com 33,2%. Já Sergipe foi o estado com menor ausentes, ficando abaixo da média, 24,6%. São Paulo, que tinha preocupação com as escolas onde faltava energia, ficou com 26% de abstenções.

Foram confirmadas 3.939.242 inscrições para o Enem 2023. Comparados aos dados do ano passado, 2023 teve 13,1% a mais de inscrições confirmadas e 0,2% a menos de abstenção.

De acordo com o portal da CNN Brasil, no primeiro dia da aplicação da prova, houveram 4.293 participantes eliminados por desrespeitar regras do edital, como portar equipamentos eletrônicos durante a realização das provas, sair da sala antes do horário mínimo permitido ou não atender as orientações de fiscais.

Outros 905 foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupção temporária do fornecimento de energia ou falta de água.

Os dados do MEC foram informados em coletiva de imprensa na noite deste domingo.

Novidades da prova

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de 60% das pessoas inscritas no exame são mulheres. Além disso, pela primeira vez, a maior quantidade de candidatos é da região Nordeste do país.

O ministro destacou também que, pela primeira vez, em 25 anos, a prova foi colorida: "Para facilitar para pessoas daltônicas, tudo foi estudado pela equipe". Além disso, também foi a primeira vez que o cartão-resposta foi emitido com tamanho ampliado para pessoas com deficiência visual.

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os estudantes deveriam escrever um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas.

No próximo domingo (12), serão propostas as questões de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

Primeiro dia de prova

A prova do Enem divide seu conteúdo em áreas do conhecimento com 45 questões de múltipla escolha para cada área, além de uma redação.

São 90 questões no primeiro dia, e 90 questões no segundo dia de provas.

No primeiro dia de vestibular, o candidato irá encontrar as seguintes áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua Estrangeira, Inglês ou Espanhol, sendo a língua escolhida pelo próprio candidato no ato da inscrição)
  • Redação (Dissertativa-argumentativa)

Segundo dia de prova

Nesta etapa não há redação, somente 90 questões de múltipla escolha – o participante irá escolher e assinalar uma das 5 alternativas para cada questão.

As áreas do conhecimento neste dia são:

  • Matemática e suas Tecnologias (Matemática)
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
Compartilhe  

últimas notícias