Diário de São Paulo
Siga-nos
Educação

A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano

A decisão do Ministério da Educação (MEC) será oficializada ainda nesta semana

A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano. - Imagem: reprodução freepik
A partir de 2024, o Sisu passará a ter apenas uma edição por ano. - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 11/12/2023, às 15h54


A partir de 2024, está previsto que o Sisu terá apenasuma ediçãopor ano, ocorrendo nos meses de janeiro/fevereiro. Esse sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar os novos alunos das universidades públicas que participam do programa.

A decisão do Ministério da Educação (MEC) será oficializada ainda nesta semana, com todos os detalhes e cronogramas, por meio de publicação no Diário Oficial da União (DOU). O Sisu, geralmente, promove uma "etapa" a cada semestre. No entanto, conforme informações do portal G1, as edições do meio do ano enfrentam frequentes índices de desistência e vagas não preenchidas. 

Além disso, para lidar com essa situação, a proposta é simplificar o processo no meio do ano, priorizando casos como mudança de curso, sem abertura de novas vagas, diferente do que ocorre atualmente.

Os participantes do Sisu 2024 terão a oportunidade de utilizar as pontuações do Enem 2023 para concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas. O período de inscrição para o processo seletivo geralmente se estende por sete dias.

O estudante deve optar por dois cursos, sendo recomendável verificar a disponibilidade de vagas por curso e modalidade, além de entender as regras específicas de seleção de cada universidade, como requisitos mínimos de notas ou normas relacionadas a cotas sociais.

Compartilhe  

últimas notícias