Diário de São Paulo
Siga-nos
Colunistas

A irreversível presença da inovação nas empresas e nas instituições de ensino

Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços

Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços - Imagem: Freepik
Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços - Imagem: Freepik
Marauê Carneiro

por Marauê Carneiro

Publicado em 18/11/2022, às 14h35


Até alguns anos atrás, a palavra inovação estava restrita a negócios de alta tecnologia, especialmente para mercados dinâmicos como, por exemplo, o de tecnologia da informação e aeroespacial. Com poucas exceções, apenas setores com produtos de ciclos de vida curto se preocupavam em ter uma orientação estratégica voltada para a renovação do negócio de forma estruturada.

Felizmente essa situação vem se transformando rapidamente nos últimos anos. Setores tradicionais como siderurgia, calçadista, têxtil e até mesmo o setor público estão buscando estruturar sua abordagem em relação à inovação.

O mundo da Indústria 4.0, da internet das coisas e de tecnologias comandadas pela inteligência artificial é uma realidade hoje graças à capacidade que as empresas têm de inovar.

Inovar vai muito além do desenvolvimento de novos produtos ou serviços. A inovação se tornou imperativa para qualquer tipo de negócio e é capaz de impulsionar a economia dos países.

Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) investem cerca de 3% do PIB em inovação. Coreia do Sul e Israel, quase 5% do PIB. O Brasil ainda investe apenas 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em inovação, segundo a CNI.

Estão surgindo instituições educacionais que ajudam os jovens a serem protagonistas da própria trajetória profissional, seja criando oportunidades, seja estimulando a difusão e a aplicação dos conceitos de empreendedorismo de forma prática e dinâmica.

Com a chegada do metaverso, as edtechs – empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a oferta de serviços relacionados à educação, como plataformas de ensino, cursos online, entre outras ferramentas tecnológicas – têm se destacado.

Um levantamento realizado pelo CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) e pela Abstartup (Associação Brasileira de Startups do Brasil), que consolida dados coletados entre 2019 e 2021, mostrou que as edtechs cresceram 26% durante a pandemia de Covid-19.

Em 2021, as chamadas Emerging Giants já representavam 5,7% das startups de maior destaque no Brasil.

De acordo com o Distrito Report, as edtechs devem movimentar, globalmente, mais de US$ 350 bilhões até 2025.

Vale destacar o trabalho idealizado pela www.mustedu.com.

Buscar uma educação que dialogue com as competências do mundo do trabalho, ressaltando a relevância do autoconhecimento, da educação empreendedora, de estudar e qualificar o mercado tem sido o foco.

Segundo o relatório The Future of Jobs 2020 do Fórum Econômico Mundial, 50% das habilidades profissionais devem mudar nos próximos cinco anos e há destaque para algumas delas, tais como a criatividade, a flexibilidade, o julgamento e a tomada de decisão.

Essas competências estão muito conectadas às características empreendedoras.

Com isso, a presença da inovação nos mestrados e pós graduações tem sido cada vez mais presente. Foi nesse viés que o empreendedor Antônio Carbonari Netto (professor e ex- conselheirodo Conselho Nacional de Educação (CNE), também fundador da Anhanguera Educacional, uma das maiores redes de ensino superior do Brasil) criou a MUST University, uma universidade que permite a realização do sonho, desfrutando da qualidade do ensino superior dos Estados Unidos, sem que para tanto o estudante precise sair de sua casa no Brasil e enfrentar os temidos gastos em dólares. Os preços dos cursos são acessíveis e em real.

O ensino online representa maior disponibilidade e flexibilidade, principalmente para quem precisa conciliar estudo e trabalho. Já para os professores, os desafios são maiores.

Para se consolidar nesse novo mercado, o profissional de ensino precisou se modernizar, saber tirar partido das tecnologias disponíveis e, principalmente, reconhecer que ele não é mais o único agente do processo de aprendizagem.

Atualmente, a MUST University oferece mestrados em Gestão de Cuidados da Saúde, Tecnologias Emergentes na Educação, Administração, Desenvolvimento de Negócios e Inovação, Negócios Internacionais, Marketing Digital, Psicologia Organizacional e Direito Internacional. Para 2023, há planos de ampliação do portfólio de programas de mestrado e, possivelmente, doutorado. https://conteudo.mustedu.com/todos-os-mestrados-diario-de-sp

Conheça alguns benefícios que um mestrado pode trazer para você:

  • Acesso a ferramentas e novas técnicas de trabalho: a Universidade é a mãe da inovação. Em suas pesquisas o mestrando poderá ter contato com tecnologias ou materiais ainda não disponibilizados para o público;
  • Melhores vagas e remuneração: demos a dica lá no início do texto! O mercado de trabalho valoriza cada vez mais o mestre, que pode até mesmo dobrar o salário na comparação com quem possui apenas uma graduação;
  • Reconhecimento: não poderíamos esquecer do prestígio que o mestrado pode trazer. Ter seu nome ligado a um artigo publicado em periódico de destaque é um passo importante para se tornar referência na área;
  • Tornar-se professor de Ensino Superior: muitas instituições de ensino exigem no mínimo um título de mestre para seu corpo docente. Mesmo que não seja sua intenção no momento, é uma possibilidade que você pode considerar ao longo do tempo;
  • Ser um especialista: durante sua pesquisa você deverá se aprofundar no tema escolhido. Como efeito, você irá ganhar conhecimentos específicos — muitas vezes, o suficiente para se destacar em determinado assunto;
  • Habilidades de trabalho em equipe: a troca de ideias é fundamental durante o desenvolvimento dos seus estudos. Seja com colegas ou com o professor orientador, saber receber uma crítica e aplicar em seu trabalho é um aspecto decisivo;
  • Desenvolvimento do pensamento crítico: o mestrado é também um momento de reflexão. O distanciamento da rotina profissional permite perceber detalhes que, no dia a dia, não questionamos como deveríamos;
  • Contatos profissionais: além dos professores e colegas do seu programa de Pós-graduação, a participação em congressos e outros eventos possibilita conhecer pessoas do país inteiro — todas com interesses em comum.

Hoje, ter um mestrado é também uma boa estratégia para sua carreira.

Compartilhe  

últimas notícias