Diário de São Paulo
Siga-nos
Ranking de Educação

7 em cada 10 alunos brasileiros não sabem o mínimo de matemática

O percentual dos alunos com baixo desempenho em matemática aqui no Brasil é de 73%

O percentual dos alunos com baixo desempenho em matemática aqui no Brasil é de 73% - Imagem: Reprodução/Freepik
O percentual dos alunos com baixo desempenho em matemática aqui no Brasil é de 73% - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 05/12/2023, às 09h02


Sete em cada dez estudantes brasileiros de 15 anos não conseguiram aprender o mínimo esperado de matemática, segundo o Pisa 2022 - principal avaliação de educação básica no mundo.

Segundo o UOL, os alunos não conseguem resolver contas simples, nem comparar a distância entre duas rotas, por exemplo, além de, não saber fazer equações consideradas simples. O percentual dos alunos com baixo desempenho em matemática é de 31% nos países da OCDE, "clube dos ricos" - enquanto aqui no Brasil, o percentual é de 73%. Os dados divulgados são referentes a 2022 - em quatro anos antes, em 2018, esse percentual era de 68% entre os brasileiros (24% na OCDE).

No Brasil, apenas 1% dos alunos no Brasil obtiveram os melhores níveis de rendimento matemático. Já em países como Singapura - que lidera o ranking com os melhores resultados - 41% dos alunos alcançaram esse indicador.

No ranking geral da disciplina, o Brasil está em 64° posição - a lista conta com 80 países participantes. Estudantes de Singapura, Macau, Japão e Coreia ocupam as primeiras posições.

Os estudantes brasileiros mais ricos conseguiram 77 pontos a mais que os alunos pobres. Porém, a desigualdade foi menor em relação à média de 37 nações da OCDE, que fica em 93 pontos.

A falta de professores de matemática e as dificuldades na formação estão entre as principais razões apontadas para o baixo desempenho do Brasil.

Há também um certo estigma contra essa disciplina que ocorre em vários países, não exclusivamente no Brasil", afirmou João Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco.

Apesar do Pisa medir o desempenho dos estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências, as habilidades em matemáticas receberam um maior foco nessa edição.

Apesar de registrar um desempenho melhor nas habilidades de leitura e ciências, o Brasil, ainda está abaixo da média.  A nota média do Brasil em leitura caiu de 413 pontos para 410, porém segundo especialistas consultados pelo UOL, outros países tiveram um recuo maior que o do Brasil.

Em ciências, 55% dos alunos no Brasil não sabem o mínimo esperado sobre a disciplina. E, no ranking geral de leitura, o país ficou em 52° em leitura e em 61° em ciências. Mais de 10 mil alunos brasileiros realizaram está avaliação.

O Pisa 2022 confirmou, com rara exceções, que a pandemia impactou os resultados de aprendizagem de boa parte do mundo. No Brasil, mesmo com a pandemia, há indícios de que políticas podem estar começando a fazer efeito, como a expansão da jornada integral, o foco na alfabetização", falou Olavo Nogueira Filho, diretor executivo do Todos pela Educação.
Um uso adequado de tecnologia pode auxiliar bastante [na matemática], sobretudo com gamificação, porque aumenta o interesse, desde que haja condições nas escolas e preparo dos professores. Além, é claro, de um monitoramento contínuo da aprendizagem", afirmou Marcelo Borges, gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco.
Compartilhe  

últimas notícias