Diário de São Paulo
Siga-nos
Estagnação

Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por motivo preocupante

A montadora não deu previsão de quando a fabricação irá retornar

Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por motivo preocupante - Imagem: divulgação
Volkswagen suspende produção de carros no Brasil por motivo preocupante - Imagem: divulgação

Nathalia Jesus Publicado em 28/06/2023, às 11h38


A Volkswagen anunciou na última terça-feira (27) que irá suspender a produção de veículos no Brasil temporariamente nas fábricas de São José dos Pinhais (PR), São Bernardo do Campo e Taubaté (SP).

De acordo com o comunicado da empresa, a decisão foi tomada devido a "estagnação do mercado" automotivo no país. O anúncio da montadora acontece enquanto as medidas do governo federal para incentivar a rotação de carros populares ainda não se converteram efetivamente em vedas para o setor.

Segundo dados do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), até segunda-feira (19), a média de unidades vendidas por dia é de 6.258. O número, que inclui veículos leves e pesados, indica uma queda de 20,4% das vendas em relação ao mesmo período de maio.

A Volkswagen informou que a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde é produzido o T-Cross, está com um turno em layoff desde o dia 5 de junho, com duração prevista de dois a cinco meses. O outro turno está parado entre esta segunda (26) e sexta (30), em regime de banco de horas.

Já na unidade de Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo, os dois turnos de produção estarão interrompidos durante esta semana, também em regime de banco de horas.

Na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, onde são produzidos o Novo Virtus, Novo Polo, Nivus e Saveiro, a empresa protocolou férias coletivas de dez dias para os dois turnos a partir de 10 de julho.

A Volkswagen afirma que as ferramentas de flexibilização estão previstas em acordo coletivo firmado entre o Sindicato e seus funcionários, segundo informações da Folha de S. Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias