Faturamento de R$ 189,4 bilhões impulsionam o setor turístico; é o melhor resultado desde o começo da pandemia
Marina Milani Publicado em 19/03/2024, às 07h40
O turismo brasileiro registrou um crescimento de 7,8% no ano passado, alcançando um faturamento em torno de R$ 189,4 bilhões, conforme dados divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Essa expansão consolida a recuperação do setor, que foi um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus.
O destaque do crescimento ocorreu no mês de dezembro, quando houve um aumento de 1,1% em comparação com o mesmo período de 2022, representando um incremento de R$ 18,1 bilhões. Esse resultado representa o melhor desempenho mensal desde o início da pandemia, em 2020.
No desempenho anual, o resultado positivo foi impulsionado principalmente por atividades como a locação de meios de transporte, que apresentou um crescimento de 18,3% no período. Por outro lado, o segmento de viagens rodoviárias teve um desempenho menos favorável, registrando uma queda de -4% em 2023.
O resultado do mês de dezembro foi influenciado pelo crescimento do segmento de alojamento, que apresentou um aumento de 15,7%, e pelo faturamento do transporte aéreo, que registrou um crescimento de 4,4%. Além disso, as agências de veículos também contribuíram para o desempenho positivo, com um aumento de 10,8%, assim como o segmento de alimentação, com restaurantes e bares, que cresceu 8%. Entretanto, houve uma queda no transporte rodoviário, com uma perda de 19,9% em relação a dezembro de 2022.
Os dados são baseados nas informações da Pesquisa Anual de Serviços, com dados atualizados com as variações da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os valores são corrigidos mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram selecionadas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo.
Apesar dos bons resultados e da expectativa de melhoria nas condições econômicas das famílias brasileiras, o setor teme pelo fim do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). A FecomercioSP destaca a importância desse programa, criado em 2021 para socorrer o segmento de eventos, que trabalha com muitas atividades turísticas. Especialistas e observadores do setor concordam que o Perse contribuiu significativamente para manter investimentos das empresas, renegociar dívidas e gerar novos postos de trabalho após o período pandêmico.
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